Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Petrópolis (RJ) sedia o 2º Circuito Imperial de Automobilismo

Circuito Imperial de Automobilismo 15 Petrópolis (RJ) sedia o 2º Circuito Imperial de Automobilismo

Circuito Imperial de Automobilismo (Divulgação)

Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, receberá, entre os dias 1 e 3 de setembro, a 2ª Edição do Circuito Imperial de Automobilismo. O fim de semana vai reunir carros antigos, com homenagens a marcas e pessoas que fizeram história no automobilismo petropolitano e mundial, além de programação cultural no Centro de Cultura Raul de Leoni.

“O Circuito Imperial de Automobilismo é uma iniciativa para manter viva a memória dos momentos em que nossas ruas eram palco de corridas. Este evento vai muito além da memória, vem para preservar a história e atrair, de várias partes do Brasil, amantes de carros antigos, movimentando, inclusive, a nossa economia”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Petrópolis é berço de grandes pilotos nacionais e internacionais, e abriga atualmente três das principais equipes da Stock Car. Uma delas, a equipe A.Mattheis Motorsport terá participação direta no evento, com o carro oficial do Circuito Imperial de Automobilismo 2023.

Na programação, o evento homenageia uma marca fabricante de automóveis. Este ano, será a Volkswagen Karmann Ghia, que comemora 60 anos no Brasil. “A marca tem uma ligação histórica com a cidade, não apenas pela imigração alemã aqui estabelecida, mas também por que grandes pilotos petropolitanos passaram pela escuderia, como Mario Olivetti e Aylton Varanda”, ressaltou o idealizador do evento, Renato Ceschini. Já são 40 Karmann Ghias inscritos para participar desta edição.

A abertura será realizada na Fábrica São Pedro de Alcântara. Na solenidade o piloto da Stock Car, Xandy Negrão, que faleceu em 2023, aos 70 anos, será homenageado e serão apresentados dois carros da equipe: o primeiro, Mercedes AMG GT3, e o último, Ligier, que Xandão não teve a oportunidade de ver.

O Centro de Cultura Raul de Leoni também fará parte do evento, com exposição de miniaturas, fotografias, palestras de pilotos renomados, talk shows, filmes sobre automobilismo, troféus históricos e utensílios usados por pilotos. “Abrimos este espaço para ampliar ainda mais o evento e oferecer ao público uma experiência mais completa sobre a história de Petrópolis com o automobilismo, este esporte que foi e continua sendo presente na nossa cidade”, afirmou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Nos dias 2 e 3, os carros antigos participantes estarão em exposição na Avenida Tiradentes. No dia 3, o evento promove o já tradicional desfile de carros antigos. Cerca de 200 carros irão percorrer o traçado original do circuito, divididos em quatro baterias, saindo da Av. Tiradentes e passando pela Rua da Imperatriz, Obelisco, Rua do Imperador, Praça da Inconfidência, Rua Floriano Peixoto, Rua Alberto Torres, Av. Ipiranga e a chegada na majestosa Catedral São Pedro de Alcântara. Finalizando o evento, serão realizados três pits stops reais em frente à Catedral, feitos pelas equipes da Stock Car participantes.

A expectativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas, prestigiem o evento ao longo dos três dias. “Será, certamente, um evento fascinante, com pessoas que amam o automobilismo e colecionam carros antigos, verdadeiras raridades. Estamos prontos para receber com muita alegria os colecionadores, seus familiares, turistas e petropolitanos para reviver os tempos áureos do automobilismo em Petrópolis”, destacou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Receba nossas newsletters