TERESINA – O primeiro Summit Piauí Turismo vem para consolidar o mercado de turismo do estado de Piauí. A proposta do evento é trazer o empresário local, gestores públicos, operadores e trade turístico para apresentar, durante dois dias de evento – quinta (5) e sexta-feira (6) -, soluções inovadoras do turismo nacional para o destino.
A organização espera receber mais de 400 pessoas até sexta-feira no Summit Turismo Piauí, evento que também vai se consolidar como o primeiro de muitos outros futuros, incluindo, já no próximo ano, a primeira Feira nacional de Turismo do Piauí.
“O Piauí ganha um evento que vai abrir as portas do estado para o turismo nacional com grandes oportunidades. Temos belezas e atrativos naturais únicos, sabores, história e arte. Chegou a vez do Piauí, o destino da vez e precisamos acreditar nisso”, contou Alex Albuquerque, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur).
“Essa feira, esse encontro do Summit, é um passo decisivo para colocar o Destino Piauí nas prateleiras nacionais e internacionais”, enfatizoi Alex, que completou: “Hoje temos uma Secretaria de Estado de Turismo trabalhando forte para desenvolver uma identidade, uma marca de turismo para o Piauí, com a criação do plano de marketing e projetos muito fortes”, completou.
Gestão Inovadora e responsável de Destinos Turísticos
Bruno Wendling se somou neste primeiro dia de Summit aos palestrantes que vão se revezando e abordando temas nacionais ou locais, como o case Rally Cerapió/Piocerá apresentado por Ehrlich Cordão e Ópera da Serra, com Sádia Castro.
O turismólogo Wendling falou sobre gestão inovadora e responsável de destinos turísticos.
“É um pouco replicar o case Mato Grosso do Sul, na minha visão, como turismólogo. Como é que a gente conseguiu exercitar uma gestão bem positiva, responsável, que tem alcançado grandes resultados”, explicou.
Wendling apresentou um pouco sobre algumas das estratégias de sucesso e resultados que são adotadas no Mato Grosso do Sul e que, segundo ele, servem, ou podem servir para qualquer destino brasileiro.
Também destacou como fazer a gestão, de fato, de um destino e pensar no destino como um todo, não só na ótica de um gestor público, na ótica de um gestor de destinos. “No MS a gente faz integração, marketing, segmentação de mercado, por exemplo. Agora estamos na pauta da agenda climática, que o estado iniciou lá trás e hoje lidera em gestão, comprometimento e ações positivas no cenário nacional”, disse.
Falando sobre o Piauí, Wendling destacou a Rota das Emoções, sendo a única que se configurou como rota integrada no Brasil, incluindo outros estados vizinhos. “Gostei muito e queremos ver ela alavancando cada vez mais de forma consciente, com boa gestão e políticas públicas, tal como outros atrativos e destinos piauienses de interesse, incluindo São Raimundo Donato e Delta do Parnaíba”, finalizou.