Nos dias 5 e 6 de novembro, São Luís se tornará o cenário de um evento inédito que conecta a cultura reggae com o potencial do turismo local. Realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o workshop Reggae, turismo e oportunidades tem início no Convento das Mercês, integrando música, empreendedorismo e economia criativa. O propósito é fortalecer o turismo cultural no Maranhão, estado onde o reggae é uma marca registrada e cuja capital celebra o título de Jamaica brasileira.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o evento representa uma oportunidade para impulsionar o turismo cultural por meio de um dos maiores símbolos culturais. “O Maranhão respira reggae e unir essa tradição com o desenvolvimento do turismo é uma forma de fortalecer a cultura e gerar novas oportunidades de emprego e renda”, afirma.
O evento vai oferecer oficinas gratuitas sobre mídias digitais para pequenos empreendedores, técnicas de empreendedorismo e dança, entre outras. A iniciativa utiliza a música como ferramenta de desenvolvimento econômico e cultural.
O workshop também faz parte de uma iniciativa maior: a Setur-MA está realizando um mapeamento dos fazedores da cultura reggae. O processo de inscrição está aberto e busca identificar profissionais ligados ao segmento para envolvê-los em novas políticas direcionadas ao setor e parcerias, dando maior visibilidade ao movimento cultural. O cadastramento é gratuito, via formulário online, e válido para todos os nove polos turísticos, simultaneamente.
Inscrições do mapeamento: Via formulário online – https://forms.gle/dwtcgWf4zQgE1zc3A