Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Rio+ 20: 97% dos visitantes pretendem voltar

Flávio Dino, presidente da Embratur

Flávio Dino, presidente da Embratur


Nesta terça-feira, dia 03, Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou em Brasília (DF) os principais resultados da “Pesquisa de Percepção do Brasil por Estrangeiros Durante a Rio+20”. O estudo foi realizado, sob encomenda da Embratur, pela FSB Pesquisa, durante Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, entre os dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

“Os resultados da pesquisa mostram que as belezas naturais, a personalidade do brasileiro e a hospitalidade são as características nacionais mais marcantes para os participantes do evento. Sobre os serviços e infraestrutura turística apresentados pelo país, 81% dos visitantes estrangeiros disseram acreditar que o país já está ou estará preparado para sediar os megaeventos programados para acontecer nos próximos anos”, afirmou. 

Quando perguntados sobre a visita ao país, 68% disseram que a experiência correspondeu ou superou as expectativas. Dos entrevistados, 59% ressaltaram que a imagem que tinham do Brasil melhorou após a visita. E quando perguntados sobre o interesse de retornar, 97% responderam que pretendem voltar. 

Os itens avaliados negativamente são preços, dificuldades com a língua e o trânsito, tendo este último atingido a pior avaliação: 81% julgaram como ruim ou muito ruim. A sinalização também merece atenção, já que apenas 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular. 

Para Flávio Dino, presidente da Embratur, a pesquisa mostra que o trabalho de preparação para os megaeventos está no caminho correto e aponta alguns itens em que é necessário reforçar as ações. “Neste momento, é importante ter instrumentos que avaliem o trabalho realizado até hoje e qual direção devemos tomar para atender cada vez melhor o turista. O Brasil tem uma agenda positiva pela frente, que inclui a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, e a imagem do país que ficará após esses eventos será um de nossos principais legados para o mundo”,declarou .

Ao todo, foram entrevistadas 228 pessoas, entre delegados e jornalistas estrangeiros, de 42 países, entre aqueles de regiões com maior percentual de emissão de turistas para o Brasil, ou seja, América do Sul, América do Norte e Europa. A pesquisa buscou saber o que eles acharam dos atrativos e serviços turísticos oferecidos pelo país. O objetivo é definir quais os pontos fortes e quais os desafios que ainda restam para a organização dos próximos megaeventos. 

 
PRINCIPAIS RESULTADOS

 Dados gerais: 

•      Maioria fez sua primeira viagem ao País: 54% do total.
•      Maioria já visitou o Brasil entre 2 e 5 vezes: 64% do total. 
•      Maioria ficou entre 4 e 10 dias no Brasil: 63% do total. 
•      Rio+20 serviu para que turistas conhecessem outras cidades brasileiras: um em cada cinco turistas aproveitou a viagem para ir a outro destino brasileiro.
•      Além do Rio de Janeiro, São Paulo é a cidade mais conhecida: 201 entrevistados.

Estrutura do Brasil para megaeventos – Características de infraestrutura

•      Limpeza pública tem boa avaliação: 62% avaliaram entre bom e muito bom.
•      Segurança é muito bem avaliada: 72% avaliaram entre bom e muito bom.
•      Táxis também têm boa avaliação: 63% avaliaram entre bom e muito bom.
•      Telefonia/internet merecem atenção: 46% avaliaram entre bom e muito bom.
•      Sinalização tem avaliação regular: 41% avaliaram entre bom e muito bom e 31% como regular
•      Trânsito é ponto de pior avaliação: 81% avaliaram como ruim e muito ruim.
 
Características de estrutura de turismo
 
•      Restaurantes são bem avaliados: 75% avaliaram entre bom e muito bom.
•      Um em cada quatro participantes considerou hotéis regulares: 53% avaliaram entre bom e muito bom e 25% como re
gular.
•      Galeão foi a principal porta de entrada: 84% dos entrevistados.
•      56% avaliaram como bom e 39% como regular o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão).
 

O Brasil como país anfitrião 

•      Belezas naturais, personalidade do brasileiro e hospitalidade são as características positivas do Brasil como destino turístico, na avaliação dos entrevistados.
•      Como destino turístico, preços, dificuldades com a língua e infraestrutura inadequada para o turismo estão entre os itens menos positivos da imagem do Brasil.
•      Considerando a expectativa que tinha com esta viagem ao Brasil, 68% disseram que superou ou correspondeu plenamente.
•      A viagem melhorou a imagem do País para 59%.
•      País é avaliado como preparado para receber os grandes eventos esportivos: 81% avaliaram como preparado ou que vai estar preparado. 
•      Grande maioria quer voltar ao país: 97% pretende visitar novamente o Brasil, deles, 54% para turismo e 57% para negócios.
 

Questões realizadas só com jornalistas:

•      Metade já publicou matéria sobre o País. 
•      Informações sobre viagem têm fácil acesso: 58% disseram encontrar facilmente informações sobre o Brasil.

Filipe Cerolim

Receba nossas newsletters