Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Setur de Porto Alegre lança selo de qualidade para turismo náutico

Luiz Fernando Moraes, secretário de turismo de Porto Alegre

Luiz Fernando Moraes, secretário de turismo de Porto Alegre


Em abril, Luiz Fernando Moraes despede-se da secretaria de Turismo de Porto Alegre. Há quatro anos no cargo, o executivo assumiu a pasta logo após sua criação. Até então, a capital gaúcha não tinha uma secretaria própria. “Estruturamos todas as áreas do turismo da cidade a partir da rearticulação do trade e da implantação de programas como a Escola Social de Turismo”, lembrou Moraes, ao MERCADO&EVENTOS. Entre seus projetos, o secretário ressaltou a qualificação e a organização do turismo náutico na cidade em parceria com a associação local.

O lançamento do selo de qualidade do turismo aquaviário será, inclusive, uma das últimas iniciativas de Moraes à frente da Setur. “Desenvolvemos uma instrução normativa e todos os barcos que se enquadrarem irão receber o selo”, adiantou. A previsão é apresentá-lo na primeira quinzena de março. O secretário reforçou também a elaboração de um programa para o fomento ao turismo rural em Porto Alegre e a criação do Fórum de Governança do Turismo com a reunião de 35 entidades O seu sucessor ainda não foi escolhido.

“Também tivemos muita sorte ao investir nesse novo momento da economia brasileira. Porto Alegre passou a ser rota para voos internacionais. Hoje são oito os destinos que voam para a cidade”, salientou Moraes. Atualmente, Porto Alegre é conectada com frequências de Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Santiago, Lima, Cidade do Panamá e Lisboa. “Com as frequências da Tap, Porto Alegre ganha um novo posicionamento dentro da América do Sul e se torna hub na ligação entre Portugal e o Sul do Brasil”, completou.

Foi justamente para agradecer a rota Lisboa-Porto Alegre que a secretaria promoveu nesta quarta-feira (29/02) um show do cantor gaúcho Sergio Rojas, durante a BTL. “O voo está muito bom com médias de 83% de ocupação. É uma grande oportunidade para o Sul do Brasil ser descoberto pela Europa. E por isso, estamos ajustando nossos atrativos turísticos e complementando com outros locais como Gramado, Bento Gonçalves e os cânions do Rio Grande do Sul para trazer uma oferta mais cultural e de natureza ao público europeu”, explicou Moraes.

Natalia Strucchi e Leila Melo, de Lisboa

Receba nossas newsletters