Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Setur-DF divulga potencial do Lago Paranoá em Congresso Internacional Náutica

Vanessa Mendonça_Sec Turismo DF_Congresso Nautico SP_Divulgação Setur DF4

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

Números sobre Brasília e o Lago Paranoá foram divulgados aos participantes da 6ª edição do Congresso Internacional Náutica, nessa quarta-feira (3), em São Paulo. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários e agentes de todas as regiões do Brasil para discutir temas como a despoluição, estratégias e tendências do turismo nacional das águas e o cenário de retomada econômica pós-pandemia e apontou o Lago Paranoá como um dos principais destinos do segmento no Brasil.

O evento é organizado pelo Grupo Náutica com o objetivo de aprofundar questões do segmento náutico do país. Nesta edição, gestores públicos e representantes do segmento do Distrito Federal, São Paulo, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco apresentarão, até o final do evento, projetos bem-sucedidos dessas regiões.

“A presença de Brasília no SP Boat Show 2021 e no 6° Congresso Internacional Náutica comprova que hoje somos a melhor cidade do país para o desenvolvimento do turismo náutico. Os dados falam por si! Temos o maior lago artificial urbano da América Latina com 80 km de perímetro e 38 metros de profundidade máxima e com boas condições de navegabilidade durante os doze meses do ano. Além disso, a infraestrutura que temos às margens do Lago Paranoá – 38 clubes, 18 marinas, 28 bares e restaurantes e 9 hotéis – e a segurança jurídica que permeia a relação do governo com a iniciativa privada nos colocam numa posição muito vantajosa em termos de competitividade nacional”, afirmou a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Destino náutico

Lago Paranoá - Brasília Foto divulgação Setur-DF .

O Lago Paranoá tem a maior extensão de espelho d’água urbano do país

Brasília está entre as cinco principais cidades brasileiras com maior visitação náutica, segundo levantamento do Ministério do Turismo (Mtur) feito em abril deste ano. As razões são diversas. O Lago Paranoá tem a maior extensão de espelho d’água urbano do país e, por suas características, não tem perda volumétrica em nenhuma época do ano, o que garante navegabilidade em todas as estações.

Corroborando a informação, segundo o Comandante da Capitania Fluvial de Brasília, Capitão Rômulo Bahia, existem atualmente 55.090 embarcações inscritas. Esse ranking coloca o DF na quarta posição de maior frota náutica do Brasil. Já segundo o presidente da Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília (Asbranaut), João Carlos Bertolucci, o Lago Paranoá tem basicamente dois segmentos náuticos: lazer e pesca.

“Além de ser a capital do país, o centro de tomadas de decisões importantes para o Brasil, Brasília já desponta com um grande potencial para o turismo náutico brasileiro. Faz muito tempo que o Lago Paranoá deixou de ser apenas um atrativo para os moradores do local e passou a representar também um destino náutico para quem visita Brasília. O Lago Paranoá é o maior lago urbano artificial do mundo, tem uma das maiores frotas de barcos do mundo e mais de 65 mil brasilienses possuem habilitação para pilotar barcos, lanchas e veleiros”, comenta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do São Paulo Boat Show.

Receba nossas newsletters