Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Turismo LGBT representa 10% das viagens em todo o mundo

A capa do estudo Global Report on LGBT Tourism, da OMT

A capa do estudo Global Report on LGBT Tourism, da OMT

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, o MERCADO & EVENTOS entrevistou o representante da Organização Mundial do Turismo (OMT), Peter Jordan, responsável pelo estudo sobre turismo gay mundial. Segundo ele, um dos motivos para o crescimento do setor foi a legalização da união estável homoafetiva e que isso foi a melhor propaganda que o Brasil poderia ter feito. “Com isso, as viagens de lua de mel transformaram-se em um mercado que envolve milhões de dólares por ano, disse.”

Ele também destacou a importância do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco no cenário mundial. E complementou dizendo que todos devem estudar o segmento já que o turista LGBT não deseja apenas comprar produtos destinados ao segmento. “Estes clientes estão procurando a experiência cada vez menos “apenas gay” quando se viaja. Patrimônio cultural, eventos e produtos experimentais estão se tornando mais populares para essa área, famosa por seu poder de compra”, informou Jordan.

Ainda de acordo com dados da pesquisa, atualmente, o turismo gay representa 10% do fluxo anual de viajantes no mundo. A entidade aponta que este mesmo público é responsável por 15% da despesa total anual neste setor. “Esse setor gera cerca de US$ 142 milhões por ano, razão pela qual as empresas e os destinos estão cada vez mais focados neste segmento e oferecendo produtos de acordo com suas necessidades. A indústria do turismo mudou radicalmente nos últimos anos a partir de um simples acordo para tratar esse setor como um dos mais importantes. Além disso, muitos destes destinos e empresas já perceberam a variedade de clientes neste setor.”

O estudo também aponta que o setor aéreo mundial deverá realizar, este ano, a expressiva marca de um bilhão de pousos internacionais de aeronaves após registrar 980 milhões no ano passado. Em função do crescimento do mercado, especialmente para viagens turísticas, as estimativas da OMT, para 2030 é que serão oito bilhões de pousos internacionais.

“Esse crescimento maior se dará nos países emergentes, especialmente nos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). No ano passado, o tráfego aéreo cresceu 5,1% no mundo, 10% na China e 10,2% na América Latina. A projeção é baseada no crescimento do turismo mundial, entre 3% e 5% ao ano. A pesquisa da OMT apontou que, no ano passado, o Brasil ficou em quarto lugar no mundo em gastos de turistas no exterior. O primeiro foi da Alemanha”, disse Peter Jordan.

Rafael Massadar, de Florianópolis

Receba nossas newsletters