Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

V Semana do Turismo reúne autoridades em Brasília

Flavio Dino, Alexandre Sampaio, Senador Benedito de Lira, Jonas Donizette, Gastão Vieira, Ronald Azaro e Moacyr Roberto Tesch Auersvald

Flavio Dino, Alexandre Sampaio, Senador Benedito de Lira, Jonas Donizette, Gastão Vieira, Ronald Azaro e Moacyr Roberto Tesch Auersvald


No Dia Nacional de Turismo (27/09), o Congresso Nacional realiza, em Brasília, a abertura da V Semana do Turismo 2011. Com o tema “Turismo: aproximando culturas, a data será comemorada com uma exposição e diversas palestras no decorrer da semana. A inauguração do evento contou com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da Embratur, Flavio Dino, além dos presidentes das Comissões de Turismo do Senado Federal, Benedito Lira, e da Câmara dos Deputados, Jonas Donizette, dentre outros.

O tema do evento foi inspirado no papel do turismo como quebra de barreiras e integra o programa “Brasil Maior”, da presidenta Dilma Roussef, que visa, dentre outras metas, a inclusão do turismo no programa de incentivo fiscal. Durante esta semana, os membros das comissões pretendem realizar uma mobilização buscando incluir na pauta de votação propostas em tramitação, como o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de agente de viagem. Segundo o deputado Jonas Donizette os esforços são vitoriosos na última década, mas não podem parar. “Vamos aproveitar esta Semana de Turismo para trabalharmos forte para que os projetos de lei sejam incluídos em debates na Câmara e no Senado”. Ele ressaltou a capacidade de crescimento da atividade turística, principalmente quanto a divisas no setor do turismo internacional e afirmou “Nossas metas são ambiciosas, mas estão de acordo com a nossa capacidade”.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou que o maior desafio do setor será superar para vencer. “A Copa do Mundo aparece como uma grande oportunidade, mas também um grande desafio de nossas deficiências. Precisamos saber como caminharemos nos próximos anos”, afirmou. “Não estamos nos preparamos para a Copa apenas para receber turistas brasileiros, mas também nós brasileiros. A Copa do Mundo é a grande oportunidade de vencer.”

Quanto a capacitação, o ministro destacou que o país não pode mais ser monoglota. “Precisamos realizar parcerias para que possamos sair deste isolamento”. “Temos certeza que vamos vencer qualquer obstáculo que venha a aparecer. Podemos definir o Brasil como um grande destino”.

O ministro observou que o Brasil é uma ‘indústria do turismo’ e estas atividades geram R$132 bilhões em renda. “É um aquecimento do turismo. Em agosto, por exemplo, registramos quase 7 milhões de desembarque, superando em 12,24% o mesmo período em 2010. Somente os desembarques domésticos movimentaram em 2011 mais de 78 milhões de passageiros” explicou. “Os números são positivos, mas precisamos assegurar a otimização do uso de recursos”, garantiu.

Quanto a crise internacional, o ministro afirmou que o aumento do dólar resultará em bons resultados para o Brasil. “O aumento do dólar deve diminuir a procura pelo exterior e aumentar o turismo interno”.

Para Benedito Lira, presidente da Comissão do Turismo no Senado, para melhorar as condições turísticas do Brasil é preciso cobrar de todos os setores – público e privado – ações para que possam ser admiradas posteriormente. “O Brasil poderá melhorar os segmentos da sociedade, mas precisamos abrir fronteiras, porque temos de tudo para acontecer”.

Também esteve presente no evento de abertura da “Semana de Turismo” o secretário de turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro. “É um grande momento que vivemos. Mas mais que um festejo, é um momento de desafio”, afirmou. “É claro e visível o respeito do nosso país e, principalmente do Rio de Janeiro, pelo mundo, que sempre recebe grandes eventos internacionais. Agora, o desafio das pessoas que trabalham no turismo passa dos festejos e chega ao desafio da execução dos projetos”.

Jussara Santos, de Brasília

Receba nossas newsletters