Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Forum Conectividade

Sanovicz apresenta agenda da Abear para fomentar o cenário da aviação

Eduardo Sanovicz, Presidente da Abear

Eduardo Sanovicz, Presidente da Abear


SÃO PAULO –
Para finalizar o II Fórum Conectivade, Eduardo Sanovicz aproveitou o momento para apresentar a agenda de desafios de associações como a Abear. O presidente da associação montou um cenário sintético e objetivo para mostrar o que a Abear e Eata estão fazendo para ajudar a evolução da aviação e elencou quatro questões importantes para se trabalhar nos próximos anos.

O presidente iniciou sua fala fazendo um exercício de memória histórica, lembrando do cenário da aviação em 2002. “Foi neste ano que passamos a ter a politica de liberdade tarifária, que construiu o cenário como conhecemos hoje. Isso significa que começamos a ter um mercado competitivo. Anos depois, no entanto, mergulhamos em um cenário de crise economica sentido em todos os setores e que ainda não foi superado ainda. De 2014 para cá, essa sensação continua de queda de preço e de passageiros nos prejudicou mas prevemos que em 2020 retomaremos esse crescimento. Não tão significativo mas melhor do que vemos nos últimos anos”, afirmou. O presidente ainda disse que o cenário economico turbulento está ficando para trás.

Sanovicz apresentou ainda os quatro temas que o setor terá que enfrentar para voltar a crescer. “Em primeiro lugar está a precificação do querosene, é fundamental darmos sequência politica neste assunto. A segunda questão é a judicialização dos site abutres, que são sites de empresas que compram a causa do cliente e acionam a empresa aérea. Sites que se aproveitam de uma área cinzenta do ambiente judicial regulatório brasileiro e causam na realidade uma inflação no serviço pois não estão oferecendo uma alternativa mais vantajosa”, explicou.

“O terceiro ponto é a regulação IR sobre leasing. Por fim temos que trabalhar as políticas públicas – a questão do ICMS, que vem sendo de uma importância enorme. Essa é a agenda dos nossos desafios”, finalizou Sanovicz.

Receba nossas newsletters