Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos / Galeria

Bon bini a Curaçao! Conheça a ilha caribenha que está de olho nos turistas brasileiros

Curaçao

Encante-se com as cores, a beleza natural e amabilidade dos locais (Ana Azevedo/M&E)

Imagine viver dias inesquecíveis em um cenário paradisíaco com um mar transparente e vibrante, cuja paleta de cores vai do azul petróleo ao ciano e a temperatura média é de 28 graus celsius. Some a esta imagem areia fina e branca, vegetação nativa tropical, além um povo extremamente receptivo. Curaçao é um daqueles destinos difíceis de descrever, tamanho encantamento que proporciona. Não atoa, o lema local é “Sinta você mesmo”.

Veja fotos do destino na galeria abaixo

Localizada a cerca de 70 quilômetros da Venezuela, a ilha é um pedacinho de paraíso caribenho na América do Sul, e traz consigo uma temperatura anual média de 29 graus celsius, com dias ensolarados, que realçam ainda mais os tons de azul do mar e as cores variadas dos prédios na cidade de Willemstad, a capital.

Para os amantes de mergulho, há mais de 70 pontos ricos em fauna e flora subaquática, e é possível inclusive, fazer aulas com instrutores PADI credenciados e se certificar, bem como relaxar nas mais de 35 praias espalhadas pelo território. Para conhecer bem o país, reserve uma semana.

Praia Klein Curaçao, eleita a mais bonita da do país (Divulgação/Turismo de Curação)

Praia Klein Curaçao, eleita a mais bonita da do país (Divulgação/Turismo de Curação)

Dentre as principais praias, podemos destacar a Playa Kenepa, uma das mais cristalinas da ilha e geralmente frequentada pelos moradores locais; a Cas Abou é uma opção para quem deseja um local com serviço de espreguiçadeiras, guarda-sóis e área de alimentação.

Já a Playa Kalki é uma das menores, mas tão deslumbrante quanto as outras; e na Playa Piskado, o grande atrativo são as tartarugas, que vão para a região se alimentarem dos peixes. Em Mambo Beach, por sua vez, há um boulevard com lojas de vestuário, souvenires, alimentação, além de uma balada.

Vale apontar, que a praia é pública, no entanto, para utilizar a estrutura e serviço é preciso pagar para o Beach Club responsável. A praia é calma e muito frequentada por cruzeiristas e famílias, visto que tanto sua proximidade com o porto quanto sua configuração oferecem opções para agradar a diferentes perfis.

Inclua também no roteiro, uma visita a Playa Jan Thiel, que é conhecida por conter uma oferta de boa música, bem como de ser o ponto de partida para Klein Curação, a melhor e mais bonita praia da ilha. Para conhecer e apreciar o ponto turístico, separe um dia inteiro, pois o trajeto de barco tem duas horas de duração em cada sentido.

Bon bini a Curaçao!

curaçao

A Azul Linhas Aéreas oferece voo direto de Belo Horizonte (MG) e Willemstad, a capital de Curaçao, aos sábados e quartas-feiras (Ana Azevedo/M&E)

Bon bini a Curaçao (Seja bem-vindo a Curaçao), como dizem os nativos em papiamento, uma das quatro línguas faladas fluentemente. Aliás, a barreira do idioma é o primeiro ponto positivo do destino, visto que os latinos falantes de espanhol ou “portunhol”, podem se comunicar sem dificuldades. Além destas, o inglês e o holandês também são falados amplamente.

O segundo ponto positivo da ilha é que praticamente não há burocracia para a entrada, basta ter a vacina da Febre Amarela e preencher, no site, o Cartão Digital de Imigração. Saindo do Brasil, as opções de voo incluem uma rota direta da Azul Linhas Aéreas entre Belo Horizonte (MG) e Willemstad, a capital, aos sábados e quartas-feiras.

A Avianca opera diariamente a partir de Bogotá, na Colômbia; a Copa Airlines decola do Panamá diariamente; enquanto a Wingo oferece conexões aos domingos e quartas-feiras, de Bogotá; a Jetair sai de Medellín, na Colômbia, às terças-feiras, sextas-feiras e sábados. Por fim, há também a opção de utilizar a EZ Air, a partir de Barranquilla, na Colômbia, às segundas-feiras ou de Medellín às segundas e sextas-feiras.

Em relação à moeda, apesar de o Florim das Antilhas (ANG) ser a oficial, é possível usar o Dólar Americano e pagar com cartão de crédito. Vale ainda apontar, que não há serviço de táxi por aplicativo e a quantidade de táxis é limitada. Em contrapartida, há hotéis que oferecem um veículo para deslocamento. De todo modo, aconselhe ao seu passageiro a locação do veículo, visto que a vida noturna na cidade é pulsante e ninguém quer ficar sem ter como retornar à hospedagem.

Dushi Curaçao

Romance, personalização, luxo e conexão com a natureza te aguardam em dias memoráveis (Ana Azevedo/M&E)

O hotel Sandals Royal Curaçao possui a única piscina de dois andares e borda infinita de Curaçao (Ana Azevedo/M&E)

Curaçao é um país autônomo dentro do Reino dos Países Baixos e, em conjunto com Aruba e Bonaire, constitui as ilhas “ABC”. Sua miscigenação oriunda da colonização está prestante na cultura, arte, gastronomia e linguagem. O papiamento, por exemplo, é uma mistura crioula de línguas africanas, espanhol, português, holandês, francês, inglês e indiano arawak.

E tem na palavra “Dushi” uma forma de expressar carinho sobre pessoas, coisas e lugares. Sendo assim, ”Dushi Curaçao” significa “Querida Curação”. Aliás, prepare-se para ouvir com frequência essa palavras, e se referirem-se a você desta forma, alegre-se pois significa que é bem quisto.

Conheça o Sandals Royal Curaçao em 100 fotos exclusivas

Os melhores hotéis estão sediados em frente ao Atlântico, oceano que banha o país. A rede hoteleira conta com marcas renomadas, como o Sandals Royal Curaçao; Curaçao Marriott Beach Resort; Mangrove Beach Corendon Curaçao All-Inclusive Resort, Curio By Hilton; Dolphin Suites & Wellness; Renaissance Wind Creek Curaçao Resort; The Ritz Residence e The Ritz Village Hotel, que vão de resorts all inclusive a hotéis de cidade, além das opções de Airbnb.

Mas, se você pensou que este é um destino somente para aproveitar sol e mar, está enganado. Ao longo do ano há muitos festivais, inclusive Carnaval, que ocorre entre os meses de fevereiro e março. O calendário festivo também inclui o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, o Dia de Reis, o Festival de Jazz do Mar do Norte e os os espetáculos de “pagaras” e fogos de artifício durante a última semana do ano, somadas às festas da véspera de Ano Novo e o Mergulho do Ano Novo de Unox.

Parque Christoffel Berg DivulgacaoCuracao scaled e1708113507442 Bon bini a Curaçao! Conheça a ilha caribenha que está de olho nos turistas brasileiros

Parque Christoffel Berg, local onde é possível fazer trilhas (Divulgação/ Turismo de Curaçao)

No lado Oeste da ilha é possível desvendar as grutas (Hato Caves), ir às “Landhuizen” (mansões de fazenda), conhecer o Parque Nacional de Christoffel e o Mount Christoffel, que pode ser percorrido em caminhada, dando uma vista espetacular do topo. Há também o Parque Nacional Shete Boka, cuja vista se volta para o agitado mar do Norte.

Na capital, em Willemstad, desvende o Fort Rif, que foi construído em 1828 e hoje abriga um centro comercial, além de um hotel Reinassance. Explore museus como a Galeria Ritz, que foi sede de uma sorveteria famosa, por cerca de 70 anos e hoje abriga uma galeria de arte e um hotel.

Já o Kura Holanda é o local onde funcionou o primeiro hospital para escravos trazidos da África. Para conhecer mais sobre a história do país, visite o Museu de Curaçao, em Otrobanda, e confira peças indígenas, mapas detalhados, além de mobília. Não deixe de ver a igreja Fort, fundada em 1769.

Visite os murais de grafite e compare Punda e Otrobanda, as principais áreas da cidade, e as quais são conectadas pela ponte flutuante Rainha Emma. Aliás, não perca o momento da abertura da ponte para a passagem de pequenas e grandes embarcações com direção ao porto. Nade com golfinhos no Sea Aquarium e aprenda sobre as principais características, bem como a forma correta e respeitosa de lidar com esses animais encantadores.

Gastronomia da ilha

sorvete e1708116041625 Bon bini a Curaçao! Conheça a ilha caribenha que está de olho nos turistas brasileiros

Aproveite o passeio na ilha para provar os sorvetes e sucos refrescantes (Ana Azevedo/M&E)

Não saia de Curaçao sem provar pastechis (pastéis), o Kabritu Stoba (ensopado de cabrito), Yuana (iguana guisada) e Keshi Yená (queijo com recheio de carne). Mas se a viagem ocorrer próximo ao Natal, prove também a Ayaka, carne condimentada envolta em massa de farinha de milho e dobrada em folhas de banana.

Contudo, se você ou seu passageiros tiverem restrição alimentar, basta comunicar no restaurantes, que prontamente receberá opções que encaixem no seu interesse e necessidade. Veganos, vegetarianos, intolerantes a lactose, glúten ou frutos do mar também poderão apreciar a viagem gastronômica!

Com passagem comprada, hospedagem fechada e carro alugado, não esqueça de reservar os passeios, consultar as ofertas de atividades do hotel. Leve várias opções de roupa de banho, vestuário leve e aposte nas cores, misture-se ao clima e energia vibrante de Curaçao.

Coloque na mala protetor solar, óculos de sol, boné, protetor labial e creme corporal. O clima úmido e calor intenso, somados à exposição ao sol podem deixar marcas indesejadas. Malas prontas? Portanto “Dushi”, divirta-se muito em Curaçao!

Brasil como mercado alvo

O objetivo de Curaçao é, em 2024, receber 41 mil viajantes do Brasil (Ana Azevedo/M&E)

O objetivo de Curaçao é, em 2024, receber 41 mil viajantes do Brasil (Ana Azevedo/M&E)

Segundo o Turismo de Curaçao, 92% dos brasileiros que vão ao país são motivados pelo lazer, e destes, 50% busca grandes hotéis, como resorts all inclusive, enquanto 37% se hospedam em propriedades alternativas (Airbnb) e 13% ficam em pequenos hotéis. Somente 4% chegam para lua de mel.

A média de idade dos turistas é de 25 a 44 anos (57%), enquanto aqueles entre 45 e 64 (24%) aparecem em seguida. Em relação o tempo de permanência, o perfil brasileiro costuma ficar 6,5 noites no destino e gastar 351 dólares por dia, ou 2.421 dólares por viagem.

São Paulo (60%), Rio de Janeiro (10%) e Minas Gerais (9%) são os estados com o maior número de emissão de turistas, e do volume total, 93% chegam pela primeira vez, enquanto 7% são “repetidores”. O objetivo do país é, em 2024, receber 41 mil viajantes do Brasil. Em um panorama geral, a meta para a América do Sul é de crescer 12% e atingir 136 mil viajantes. Vale apontar, que no último ano, o volume registrado para a região foi de 16.327.

Galeria Curaçao

Galeria

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters