Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Locadoras / Turismo em Dados

Abla constata alta de 18,1% no número de empregos em locadoras de veículos

Marco Aurelio Goncalves Nazare presidente da ABLA 2022 2023 3 scaled e1682527078721 Abla constata alta de 18,1% no número de empregos em locadoras de veículos

Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente da Abla (Divulgação/Abla)

Conforme o levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) feito com base nos arquivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022 houve alta de 18,1% no número de trabalhadores em locadoras de veículos em São Paulo. O volume saiu de 19.371 para 22.876 empregos diretos no estado.

“Na medida em que temos no nosso país mais de 10 milhões de desempregados, os resultados da geração e da manutenção de empregos na atividade de aluguel de carros se tornam ainda mais significativos. Porém, tão importante quanto a quantidade de empregos é a qualificação profissional das pessoas que trabalham em locadoras”, diz presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré.

Paralelamente, ainda conforme as estatísticas da Abla, o São Paulo terminou 2022 com 200.397 automóveis e veículos comerciais leves registrados em nome de empresas de locação. “Queremos desenvolver um grande programa de formação de líderes, com foco nos jovens empresários, sucessores e gestores das locadoras, disseminando técnicas de liderança e levando conteúdos testados e aprovados”, acrescenta Nazaré.

O aluguel de frotas inteiras para órgãos públicos e empresas representa 55% da utilização dos veículos do setor de locação em São Paulo. O turismo de lazer e o turismo de negócios são responsáveis respectivamente 23% e 22% da demanda das locadoras paulistas.

No país, as locadoras terminaram 2022 com o total de 1.434.299 automóveis e comerciais leves, um crescimento de 26,2% em relação à frota do ano anterior. No ano passado, o faturamento bruto da atividade de locação de veículos no Brasil foi de R$ 36,8 bilhões.

Receba nossas newsletters