Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

​Embaixada do Brasil na Argentina de portas abertas ao Turismo

Enio Cordeiro, embaixador do Brasil na Argentina

Enio Cordeiro, embaixador do Brasil na Argentina


Os destinos brasileiros têm na embaixada brasileira na Argentina um importante ponto de apoio para a promoção turística no País. Localizada no centro de Buenos Aires, a embaixada conta com um departamento específico para o setor e oferece o seu espaço para diversas ações, como capacitações, apresentações culturais e até exposições.

A embaixada também dá apoio à participação do Brasil na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), com a organização, recebimento de materiais e contato permanente com a Embratur e os organizadores do evento. “Temos um programa direcionado ao Turismo, que envolve uma série de atividades em conjunto com a Embratur”, contou o embaixador Enio Cordeiro.

Ele disse que a embaixada conta com um excelente espaço para a realização de eventos. O auditório pode receber desde apresentações e capacitações para profissionais, como agentes e operadores, até até atividades culturais. “É um espaço muito apropriado para este tipo de atividades, que divulgam o país e a sua cultura. Em dezembro já temos programado um show do Paulinho da Viola”, revelou Cordeiro, acrescentando que a embaixada oferece este espaço para os estados e cidades para que eles possam se promover para o mercado argentino. Em 2012 o Rio de Janeiro já utilizou o espaço por duas vezes e Santa Catarina uma vez. “Também fizemos aqui o lançamento de Foz do Iguaçu como uma das novas maravilhas da natureza. No ano que vem o número de eventos deverá crescer”, completou.

Além do prédio da Embaixada, a residência oficial do embaixador também é palco da divulgação do Brasil na Argentina. O andar térreo funciona como uma galeria de arte e abriga uma série de exposições, algumas relacionadas ao Brasil e outras à relação com o país vizinho. No ano passado Brasília utilizou o espaço para promover uma exposição sobre os 50 anos da cidade. “Já fizemos um festival sobre a culinária do cerrado, exposição sobre o Maracatu, o Caribé e uma com maketes de todas as obras de Oscar Niemeyer”, afirmou. Outra característica do lugar é que ele faz parte do roteiro Galery Night – sempre na última sexta-feira de cada mês algumas galerias de arte ficam abertas a noite toda com exposições gratuitas. “O pessoal sempre passa por aqui primeiro porque neste dia servimos caipirinha”, destacou o embaixador.

História preservada – A casa que abriga a residência oficial do embaixador tem também uma história muito interessante. Ela foi construída em 1817 pela família Pereda, muito tradicional na época. No entanto,  ela pouco era habitada, uma vez que eles passavam boa parte do tempo na Europa, de onde foram trazidos quase todos os móveis da mansão. Em 1935 o então presidente Getúlio Vargas, em visita oficial, ficou hospedado na casa. Encantado, ele fez uma oferta de compra, que não foi aceita pelos proprietários.

Dez anos depois, o patriarca dos Pereda faleceu e a família lembrou da oferta do presidente brasileiro. Em 1945 Getúlio Vargas ainda era o presidente e o governo brasileiro adquiriu o imóvel. O curioso é que o pagamento não foi feito em dinheiro, mas com quatro navios carregados de aço. A chancelaria da Embaixada funcionou ali por muito tempo, até que na década de 1980 foi construído o atual prédio, onde o órgão funciona hoje, deixando a mansão apenas como a residência do embaixador. Em 2008, após algumas reformas, o andar térreo se transformou em uma galeria de arte. O primeiro andar também foi todo reformado para que voltasse às características originais.

Anderson Masetto, de Buenos Aires

Receba nossas newsletters