Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Carnaval de Salvador em ritmo de folia é aberto oficialmente

Não faltou animação na abertura da folia baiana - Fotos: Sinéia Coelho

Não faltou animação na abertura da folia baiana – Fotos: Sinéia Coelho


Nesta quinta-feira, 16, foi aberto oficialmente o Carnaval de Salvador, na Praça Municipal. A chave da cidade foi entregue simbolicamente ao Rei Momo, Léo Boy, que ao lado da rainha Naiane Darlen e das princesas Irlane Santos e Priscila Santiago, “decretou” um reinado de muita paz, cultura e arte. O evento foi animado pelas bandas A Mulherada, o Bandão, o Pierrô de Plataforma e o bloquinho da Biblioteca Thales de Azevedo. Na ocasião, o prefeito João Henrique ressaltou que o Carnaval de Salvador é uma festa que envolve uma mega estrutura considerando não ficar restrito apenas aos três circuitos tradicionais, Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

“É um Carnaval que abrange sete bairros, e as ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos”, pontua o prefeito. Ele acrescenta que nestes locais contarão com cerca de 20 atrações entre blocos de travestidos e bandas locais. O secretário de turismo do estado, Domingos Leonelli, não participou da abertura do Carnaval, mas informou através de sua assessoria, que este ano a Bahiatursa está proporcionando ao folião pipoca até a exibição de 22 atrações que vão tocar nos dois circuitos. Entre as atrações estão Gerônimo, Gilmelandia, Banda Rio Vermelho, Mametto, Magary Lord, Ninha e Paulinho Boca.

O governador Jaques Wagner que também não compareceu à cerimônia de abertura deverá ir ao camarote oficial do estado no domingo.
Já o diretor da rede de hotéis Sol Express, Silvio Pessoa, será anfitrião da 20ª edição da feijoada carnavalesca que ocorrerá no Hotel Sol Vitória Marina, que receberá a imprensa e convidados nesta sexta-feira, 17. Ele também anunciou a presença no Camarote da Brahma, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no domingo, 19, quando a Bahia receberá a homenagem de duas escolas de samba do grupo especial do Carnaval carioca: Portela e Imperatriz Leopoldinense.

Segurança: o Carnaval de Salvador deste ano, além de todo o efetivo da polícia estar nas ruas, ainda conta com o reforço do Exército, que já estava em Salvador em função da greve da PM que ocorreu nos últimos 15 dias. O prefeito destacou que os três circuitos do Carnaval estão sendo monitorados através de câmeras de segurança.

Números: o estado investiu R$ 56 milhões, treinou 600 profissionais para trabalhar diretamente com os dois milhões de foliões e turistas que são esperados neste carnaval, que vão curtir a festa espalhados nos 25 km de ruas. O evento ainda conta com 223 blocos e 48 camarotes. Os representantes da rede hoteleira de Salvador estão comemorando, pois os estabelecimentos localizados no circuito estão com 100% de ocupação e aqueles mais distantes estão com média de 70% da sua capacidade.

O Carnaval da Bahia, que este ano homenageia o centenário do escritor baiano Jorge Amado, preparou várias surpresas, como o fortalecimento do Circuito Osmar (Campo Grande/Castro Alves) e o resgate de momentos históricos que sempre estiveram presentes nos foliões que, um dia, tiveram a oportunidade de brincar no Carnaval de Salvador. A prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), organizou uma programação especial para a Castro Alves com apresentação de grandes artistas, além de, pelo segundo ano consecutivo, o lendário encontro de trios, que não acontecia desde 1999. Foi montado um palco por onde passarão nomes como Luiz Caldas, Magary Lord, Lazzo Matumbi, Filhos de Jorge, Carlinhos Brown, Cortejo Afro e Ilê Aiyê.

Sinéia Coelho

Receba nossas newsletters