Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Costa do Marfim abre escritório no Rio e quer voo direto

Ministro do Turismo da Costa do Marfim, Aké Charles, abriu o workshop

Ministro do Turismo da Costa do Marfim, Aké Charles, abriu o workshop


O ministro do Turismo da Costa do Marfim, Aké Charles, abriu o workshop realizado hoje(05/12), no Rio de Janeiro, e informou que com o fim da crise política na Costa do Marfim, o país deseja reatar laços com outros países: “Além dos países tradicionais, queremos mercados promissores como o Brasil”. Como marca desse interesse será inaugurado amanhã(06/12) um escritório na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O ministro pretende uma parceria da Tam com a companhia aérea da Costa do Marfim, a Air Ivoire, que permita voos comerciais diretos do Brasil, segundo informações de Jean Jacques, diretor do Escritório Turístico da Costa do Marfim no Rio de Janeiro. ” Nos anos 80 e 90 existiam voos diretos do Brasil operados pela Varig e dois bancos brasileiros, o Real e o Banco do Brasil, instalados na Costa do Marfim. Tudo isso se perdeu, queremos retomar”, afirmou Jean Jacques.

O ministro vai continuar no Brasil e se reunir com a Abav na busca de solução do transporte entre os dois países. Atualmente é necessário ir até a Europa para chegar na Costa do Marfim que está somente à 5h do Rio e 3h30 de Recife. Um voo fretado está previsto para outubro de 2012, esperado para a data de Nossa Senhora da Aparecida(12/10) ressaltando o interesse da Costa do Marfim em turismo religioso. O país abriga, em Yamoussoukro, a maior basílica do mundo.

O ministro ressaltou que o turismo é uma das áreas escolhidas pelo presidente da Costa do Marfim para investir com intuito de desenvolver o país. Para isso criaram metas como a de receber 500 mil turistas até 2015, em 2010 foram 250mil. Faz parte também a parceria do governo com companhias aéreas para baratear o custo das passagens e usar o turismo como provedor de emprego e riqueza na luta contra a pobreza. E está prevista a construção de 10 a 15 hotéis de padrão internacional com a parceria público privada. “E o Brasil está convidado para nos ajudar nisso”, afirmou Aké.

O embaixador da Costa do Marfim, Sylvestre Aka, disse que a aproximação com o Brasil não é só turística e de oportunidade de negócios: “Queremos nos inspirar e aprender com o Brasil que cresce tanto economicamente”.

Já existem escritórios no Recife e em São Paulo, o escritório no Rio contará inicialmente com dois funcinários. Para viajar para a Costa do Marfim é necessário visto que fica pronto em 48h, segundo o embaixador do país. No final do workshop, Paulo Coelho, da TurisRio foi sorteado com uma viagem com acompanhante para a Costa do Marfim.

Anabel Moutinho

Receba nossas newsletters