Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos / Política

Fornatur reúne secretários e debate ações e aproximação com os agentes de viagens; veja fotos

Fabricio Amaral, presidente do Fornatur

Fabricio Amaral, presidente do Fornatur (Eric Ribeiro/M&E)

RECIFE – Como já de praxe em toda a Abav Expo, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) realizou mais uma reunião extraordinária, a 16ª edição, nesta quinta-feira (22), segundo dia oficial da feira. Secretários e representantes estiveram juntos no Centro Cultural Cais do Sertão para debater as últimas ações realizadas pelos estados na promoção e desenvolvimento do Turismo, bem como numa maior aproximação com os agentes de viagens.

Veja a galeria de fotos abaixo

O presidente do Fornatur e também da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, abriu oficialmente a reunião. Amaral deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu pela recepção de Pernambuco ao Fórum nesta edição da Abav Expo. Ao seu lado, a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, o presidente da Empetur, Antonio Baptista, e a secretária de Turismo de Pernambuco, Milu Megale, os anfitriões desta que é a 16ª reunião extraordinária do Fornatur.

“Tivemos uma reunião muito vantajosa, de aproximação com a iniciativa privada e com Ministério do Turismo e Embratur para tomarmos decisões importantes. São ações políticas importantíssimas, que envolvem a parte tributária, como é o caso do novo assunto do Tax Free, além do fortalecimento como um todo da instituição. Estamos dando continuidade a outras pautas necessárias para mantermos um ambiente seguro e favorável”, destacou o presidente do Fornatur.

Já o presidente da Empetur destacou o momento muito importante de receber a elite do turismo brasileiro neste fim de mais um ciclo. “Precisamos deste momento para pensar no que fizemos, em todas as propostas que passaram por aqui. Fortalecemos este Fórum, fazendo com que os próximos gestores também participem das reuniões, que saibam da real importância que demos ao Turismo. É uma grande oportunidade receber secretários e empresários para aproveitar este intercâmbio com o trade pernambucano”, disse Antonio Baptista.

51C10757-6C6A-4BA8-A214-AA8BC3719635

Reunião do Fornatur em Recife (Eric Ribeiro/M&E)

Já a secretária Milu Megale também agradeceu a presença de todos e não escondeu a satisfação de receber uma reunião do Fornatur em Recife. “Vamos realizar tudo que está na pauta hoje e aproveitar a Abav Expo para fazer novos negócios. A feira está grande e conta com a presença de muitos executivos e secretários importantes do setor. Obrigado a todos”, disse a secretária.

Leia também:
Brasil terá 100 novos voos internacionais e US$ 20 milhões para promoção no exterior em 2023
Fornatur e Abav vão criar Comitê de Inteligência para debater ações e formação da Abav Expo
Fornatur: Sávio Neves convoca estados a debaterem implementação do Tax Free no Brasil

Na pauta foram abordados o balanço do programa “Vai Turismo; o programa “Voar de Novo”, em parceria com a Abear; a importância da parceria da Abav com Fornatur para criação de um Comitê de Inteligência; o programa de regionalização do Fornatur; a promoção do Brasil no exterior via Embratur; entre outras pautas, como a aproximação com as agências de viagens, durante apresentação da presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, que destacou a força do setor.

Vai Turismo: mais de 1,8 mil profissionais envolvidos

Marcia Alves, da CNC

Marcia Alves, da CNC, ao lado do Fabricio Amaral, presidente do Fornatur (Eric Ribeiro/M&E)

Marcia Alves, representante do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, fez um balanço do projeto “Vai Turismo”, que busca oportunizar a integração de propostas de políticas públicas. Segundo ela, o projeto já tem mais de 6 mil visualizações, presença de 29 entidades, 27 federações, 300 instituições, mais de 1,4 mil inscritos e mais de 1,8 mil profissionais.

“Temos o perfil de cada região, um estudo de benchmarking, todas as diretrizes, resultados e encontros feitos até então para podermos gerar emprego, ativar mais de 500 setores da economia e proporcionar uma melhor infraestrutura turística”, disse Marcia. “As federações já estão entregando os documentos com as propostas para os candidatos estaduais e aos presidenciáveis”, completou a executiva da CNC.

Apenas 14 estados aderiram ao Programa “Voar de Novo” em parceria com a Abear

Jurema Monteiro, da Abear

Jurema Monteiro, da Abear (Eric Ribeiro/M&E)

Em contato com Jurema Monteiro, diretora de Relações Institucionais da Abear, o Fornatur fez um balanço parcial do programa “Voar de Novo”, que surgiu depois de dois anos de trabalho para promover os destinos e a aviação nacional nesta retomada. Segundo a executiva da Abear, apenas 14 dos 27 estados aderiram ao programa, que acaba em novembro.

Até agora, apenas Roraima e Rio Grande do Norte concluíram o programa. Tocantins, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso já iniciaram as viagens. Já Acre, Rondônia, Pernambuco e São Paulo não iniciaram os trabalhos dentro do programa.

“Ao todo, 29 viagens já foram realizadas, temos seis em planejamento, com um total de 35 bilhetes de ida e volta. Até agora, embarcamos 18 perfis diferentes de influenciadores, o que resultou em 5,85 milhões de pessoas impactadas, com um engajamento de 935 mil curtidas, comentários e compartilhamentos, isto somente no Instagram”, disse Jurema.

Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), pediu à Jurema para que disponibilizasse as passagens aéreas não utilizadas por outros estados. “Que sejam compartilhadas com aqueles estados que querem continuar promovendo”, frisou ela, que ganhou apoio de outros secretários e dirigentes estaduais de Turismo.

GALERIA:

Fotos: Eric Ribeiro

O M&E viaja com parceria da GTA, FIT Transamerica Recife e Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters