Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Gastronomia brasileira exaltada na noite madrilenha

Chef Mara Alcamim, responsável pelo menu do

Chef Mara Alcamim, responsável pelo menu do “Disfrute Brasil”


Na noite desta quarta-feira, dia 18, ainda como parte da programação do primeiro dia da Fitur 2012, que acontece em Madri, na Espanha, até este domingo, dia 22 de janeiro, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) realizou o coquetel “Disfrute Brasil”, uma viagem pela gastronomia, sabores e a cultura de nosso país. O evento, realizado no tradicionalíssimo Mercado San Miguel, reduto cultural e culinário da cidade, contou com a presença de autoridades, diplomatas, formadores de opinião, empresários e representantes de diversos setores do turismo espanhol, que puderam provar de quiutes típicos da culinária brasileira, especialmente elaborados pela chef Mara Alcamim.

A chef disse que, ao elaborar os petiscos para a noite, optou por selecionar pratos e quitutes populares do Brasil, sem se preocupar com o preço dos mesmos. “Temos elementos das regiões brasileiras. Do norte, pratos de origens indígenas; do Nordeste e Sudeste, pratos de origens africanas; do sul, pratos de variadas origens; e do Centro-Oeste, os mais tradicionais”, disse.

Mais de 300 pessoas já se reuniam na área central do Mercado San Miguel provando de caipirinhas, caldo de feijão, acarajé com pimenta forte, pastel, entre outros, quando subiu ao palco o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto. Ele ressaltou a importância do mercado espanhol para o Brasil, dizendo que o mesmo históricamente sempre esteve entre os dez principais emissores de turistas. Depois de fornecer alguns números, Lomanto reforçou as vocações turísticas brasileiras de lazer e gastronomia, muito ligadas ao gosto do turista espanhol, mas também os grandes eventos que o país vai sediar nos próximos anos, citando nomialmente a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Sabemos que os espanhóis dão muito valor à gastronomia, por isso decidimos apresentar nesta noite uma pequena mostra da rica culinária brasileira, capaz de agradar aos mais diversos gostos”, disse.

Já o ministro do Turismo, Gastão Vieira, elogiou a iniciativa da Embratur em realizar o evento em um local tão importante para a histórica gastronômica de Madri. “Este tradicional local, o Mercado San Miguel, tem grande valor para os madrilenhos, igualmente localizado junto à Plaza Mayor, bem próximo do restaurante mais antigo do mundo (El Sobriño de Butin, inaugurado em 1725, localizado há apenas duas quadras)”, disse. O ministro ressaltou o trabalho do Governo brasileiro que colocou no mercado consumidor nos últimos anos cerca de 40 milhões de pessoas. “Muitas das quais que contribuem diretamente para o crescimento do mercado de turismo”, acrescentou.

Vieira ressaltou a característica de dinamismo do mercado de turismo e voltou a elogiar a Embratur pela escolha da chef que elaborou os pratos da noite. “A Mara Alcamim é uma das mais brilhantes chefs do Brasil e vai dar esta noite uma demostração de nossa rica gastronimia!, disse. O ministro também exaltou a execução da música brasileira pelo DJ da noirte. “A Bossa Nova retrata nossa alegria, nosso prazer de viver e nossa capacidade de bem receber os turistas”, acrecentou.

Mario Brizon e Rafael Massadar, de Madri

Receba nossas newsletters