Diversos hotéis do Rio de Janeiro promovem neste final de semana suas tradicionais feijoadas de Carnaval. Além do cardápio elaborado que inclui saladas e sobremesas, e o tradicional feijão com todo tipo de ingredientes à base de carnes de porco, a folia conta com apresentação de baterias das tradicionais escolas de samba, mulatas, passistas e rainhas da bateria.
Tudo num clima de descontração e ambientes especialmente decorados para a folia. Fazem parte deste roteiro o Windsor Atlântica, RioOthon Palace, Sofitel, Porto Bay Rio Internacional, Sheraton Rio e Windsor Barra, entre outros. Confira abaixo os detalhes destas feijoadas carnavalescas.
Sheraton Rio Com 97% de ocupação no carnaval, a equipe do Sheraton comemorava na feijoada ao som da bateria da Portela. As 450 pessoas presentes pulavam carnaval no Salão Carioca, um espaço aberto e com vista pro mar. Feijoada completa, feijoada light, estação de acarajé ao vivo, água, refrigerante, open bar nacional, caipirinha e chopp fizeram parte do cardápio. O Sheraton Rio espera uma ocupação média de 78% neste ano.
Sofitel – O hotel oferece durante a tarde de hoje (18/02) a Feijoadíssima de Carnaval 2012, que conta com a presença da bateria da escola de samba Imperatriz e do grupo IPC Samba, para animar as cerca de 450 pessoas que devem comparecer. São 20 pratos salgados, sem contar com os acompanhamentos da feijoada, e para beber são oferecidas caipirinhas de diversos sabores e chope. A feijoada está inclusa no pacote de carnaval para os hóspedes, e custa R$ 200 para quem desejar participar.
Windsor Barra – Cerca de 1.000 pessoas passaram pela segunda edição da feijoada do hotel. Segundo o gerente geral, Marcos Bezerra, “Um sucesso total. Aprendemos muito ano passado com a primeira feijoada e este ano está muito melhor”. O evento contou com a presença da bateria da Unidos da Tijuca. A decoração estava acompanhando a escola de samba que este ano homenageia o cantor Luiz Gonzaga. Nos intervalos a roda de samba da Unidos da Tijuca animava os foliões com vários ritmos da cultura brasileira, inclusive o forró, mais uma alusão ao rei do baião. O bloco Ansiedade fez uma apresentação de frevo com a presença de um boneco de Olinda. A camiseta-convite pode ser customizada pelas alunas da escola de moda Instituto Zuzu Angel. Marcos Bezerra disse que a ocupação de Carnaval do hotel é de 98% e que o Windsor Barra espera uma ocupação média em 2012 de 78%. “Estamos empenhados no treinamento de mão de obra com foco nos grandes eventos como o Rio +20. Temos inclusive uma escola de formação na Rocinha”.
Windsor Atlantica – Um buffet que além da tradicional feijoada, preparada pelo chef José de Paula, que consumiu 30 quilos de feijão e 120 de todo tipo de carnes de porco, além de peixes, frango e filé mignon, pastéis de camarao e aipim, entre outras iguarias, mesa de saladas e de doces acabou como o destaque da tradicional feijoada do Windsor Atlantica. E como é sabado de Carnaval tudo animado por mulatas, passistas e um grupo de samba que animou os convidados. A vista panoramica da avenida Atlântica complementava o quadro. Segundo o gerente geral Ricardo Kawa, que mesmo acidentado, nao deixou de comparecer, a temporada fecha com chave de ouro depois de 85% de taxa de ocupação registrados em janeiro.
Rio Othon Palace – Animação e descontração marcaram a feijoada do Rio Othon Palace, que este ano recebeu a bateria do Salgueiro. Cerca de 450 convidados com camisetas temáticas sambaram e curtiram a feijoada complementado por uma mesa de saladas e doces. Os tradicionais sambas carnavalescos levaram muitos foliões para a pista e a temperatura esquentou ainda mais com a chegada de um grupo de passistas e mulatas.
Porto Bay Rio – Neste domingo, 19/02, o salão de eventos do hotel recebeu 140 pessoas para a feijoda de carnaval que, nesse formato, acontece há 4 anos. Brasileiros e estrangeiros de todas as idades dançaram ao som do grupo de samba e arriscaram passos com as mulatas que comandavam a festa. Os 100% de ocupação no carnaval deste ano reflete a marca de 2011, que também alcançou lotação máxima, segundo a gerente de vendas Hélida Cristina. O buffet incluía feijoada completa, com saladas e sobremesas, além da novidade, aposta do chef Marcos Barbosa: bolinho de bacalhau que agradou aos visitantes portugueses. O hotel, que sofreu reformas estimadas em R$2 milhões, nos quartos e recepção no ano passado, espera alcançar de 85% à 90% de ocupação em 2012.
Para o CEO do Grupo Porto Bay que está no país, Antônio Trindade, o carnaval no Brasil é contagiante: “Mesmo que tentem reproduzir a festa em outros países, nunca é a mesma coisa. Essa energia não se repete, por isso o carnaval no Brasil é único”, declarou.
Luiz Marcos Fernandes, Fernanda Lutfi, Anabel Moutinho e Larissa D`Almeida
atualizada às 16h30