Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Lançado o logo oficial da JMJ Rio2013

O logo oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013

O logo oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013


Na noite desta terça-feira, dia 7, na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi lançado o logo oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013). O evento será realizado de 23 a 28 de julho de 2013 na capital fluminense e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.

O lançamento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e representantes da sociedade.

O evento deve trazer ao país, segundo estimativas do Ministério do Turismo, entre 1,5 milhão e dois milhões de turistas, oriundos de mais de 170 países católicos. “Jovens de todos os continentes vão vir para o Rio de Janeiro. Será um evento marcante e o Governo do Estado vai trabalhar para a nossa Jornada seja a melhor da história”, disse o governador Sérgio Cabral.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes tem discurso parecido. “A cidade tem uma oportunidade única de fazer uma das melhores Jornadas de todos os tempos. Temos também uma chance de aquecer nossa economia e aumentar cada vez mais os números do nosso turismo.”

E completou: “Quando estive em Madri fiquei maravilhado com tudo que aconteceu lá. O evento tem um padrão diferenciado no que se fiz grandiosidade, a cidade estava lotada.” Madri, sede da última Jornada Mundial da Juventude em 2011 foi beneficiada com mais de 354 milhões de euros. Por sua parte, a Comunidad de Madrid estimou que a JMJ gerou um incremento de 147 milhões de euros no Produto Interno Bruto da região.

Para chegar à logomarca oficial, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica.

Após o encerramento do concurso, no dia 31 de outubro, começou o processo de seleção, onde as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.

No dia 13 de dezembro duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolhou o vencedor em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local. O primeiro colocado foi de Gustavo Huguenin. “Esse símbolo nasceu da fé e espero que toque o coração de todos os brasileiros por muito tempo.”

Receba nossas newsletters