Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

México lança destino Mundo Maia e prevê 50 mi de turistas em 2018

Gloria Guevara, ministra do Turismo do México durante apresentação

Gloria Guevara, ministra do Turismo do México durante apresentação


O Conselho de Promoção Turística do México promoveu na noite desta segunda-feira (12), em São Paulo, uma exclusiva Noite Maia para divulgar o país, que está entre os dez destinos turísticos mais importantes do mundo, e apresentar o destino Mundo Maia, que compõe cincos estados mexicanos: Tabasco, Campeche, Chiapas, Yucatán e Quintana Roo.

Estavam presentes na ocasião a ministra do Turismo do México, Gloria Guevara, a diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil, Diana Pomar e o chefe de Operações do Conselho de Promoção Turística do México, Rodolfo López-Negrete.

O México teve 22,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2011 e, a meta para 2018 é chegar a 50 milhões de turistas. “Nosso país é a potência número dez no mercado turístico em todo o mundo. Nossa meta é conseguir chegar ao número cinco em 2018. Temos investido cerca de 6,7 bilhões de dólares em infraestrutura e somos o 1º país a apoiar uma Agenda Global para o turismo”, diz Gloria.

O país tem uma representatividade turística com 37 patrimônios mundiais e uma infraestrutura hoteleira diferenciada. Além disso, o México também sediará este ano 11 eventos voltados para o turismo, estando entre eles a Tianguis Turística em março e o 7º Congresso Mundial Pastoral do Turismo em abril.

Segundo a ministra do Turismo do México, a visita de brasileiros no país chegou a 66,8% em 2011 e, no total o país recebeu cerca de 190 milhões de turistas batendo um recorde. “Estamos muito contentes com este progresso e esperamos melhorar ainda mais o turismo cultural no nosso país. Atualmente 56% das visitas que recebemos são para o turismo de sol e praia e, apenas 19% é para o turismo cultural”, conta Gloria.

Com o intuito de divulgar o turismo cultural, López-Negrete conta que o objetivo do Conselho de Promoção Turística do México é enfatizar a riqueza cultural existente e combiná-la com o destino de sol e praia que é tão procurado. “Lançamos as Rutas Gastronômicas com 18 roteiros que cobrem 32 estados com gastronomia diferenciada e estamos apostando no destino Mundo Maia que abrange cinco estados do sul do país”, ressalta López-Negrete.

De acordo com o chefe de Promoção Turística, os Maias fizeram do seu calendário uma nova era de muita paz e entendimento e é este espírito que os mexicanos esperam que o turista possa vivenciar. “A rota pelo Mundo Maia integra 70 locais nos estados de Tabasco, Campeche, Chiapas, Yucatán e Quintana Roo com zonas arqueológicas, zonas urbanas voltadas para o turismo e belos locais que foram declarados Patrimônio da Humanidade”, finaliza.

Para mais informações acesse: rutasgastronomicas.mx e mundomaya.travel

Ana Elisa Teixeira
Veja as fotos do evento na galeria

Receba nossas newsletters