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México promove jantar para divulgar seus produtos alimentícios

Convidados durante o jantar mexicano; na home: Gabriel Maya, da Sagarpa, Cônsul José Hernandéz e Diana Pomar, do Turismo do México

Convidados durante o jantar mexicano; na home: Gabriel Maya, da Sagarpa, Cônsul José Hernandéz e Diana Pomar, do Turismo do México


Uma comitiva com 14 representantes alimentícios do México está no Brasil para participar da 1ª edição da SIAL Brazil – Salão Internacional de Alimentação para a América Latina, que acontece até amanhã, no Expo Center Norte, em São Paulo. Aproveitando a ocasião da feira e dos números de exportação entre os países, o México promoveu na noite desta quarta-feira um jantar típico mexicano, com objetivo de divulgar seus produtos alimentícios. O jantar contou com a participação de autoridades mexicanas e convidados, que puderam degustar a verdadeira culinária Maya do país, que em 2011 recebeu da Unesco o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Segundo Gabriel Padila Maya, coordenador geral de promoção comercial e fomento das exportações (Sagarpa), com o câmbo favorável, cada vez mais o Brasil importa produtos mexicanos para as prateleiras dos supermercados e a mesa do consumidor brasileiro. “No ano passado as exportações atingiram um recorde de 39,3% de crescimento de embarques para o Brasil. Acreditamos que em 2012, iremos superar esse recorde”, disse. 

O México aposta no Brasil para diversificar a sua exportação de produtos. “O país esta abrindo novos mercados para gerar novos negócios e estar no Brasil para a SIAL é uma forma de aproximar os importadores e os distribuidores e tornar o país uma plataforma de distribuição de nossos produtos”, explicou.

De acordo com o Ministério da Agricultura do México, as exportações são formadas por produtos de agricultura, pecuária e pesca, que representam US$ 11,5 bilhões de um total de US$ 22 bilhões. O Brasil hoje é o quarto principal destino importador do México e representa um total de 11,2%, atrás de Venezuela (28,1%), Colômbia (15,7%) e Chile (15,5%). 

No jantar estava também Diana Pomar, diretora do Conselho de Promoção Turística do México no Brasil. Segundo ela, a participação dela é para divulgar os 18 roteiros gastronômicos do destino. “Temos um acordo com a Câmara Nacional da Indústria de Restaurante e Alimento para fortalecer e promover a nossa gastronomia, que é considerada Patrimônio Imaterial. Por isso, estamos divulgando nossos roteiros aos brasileiros com cada peculiaridade de cada região, mostrando todo sabor e cultura do país”, disse. 

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