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Feiras e Eventos / Fotos

Na abertura do Salão Baiano, destaque para o potencial turístico da BA

Weslen Moreira, da Bahiatursa; Pedro Galvão, secretário de Turismo; Diogo Medrado, presidente Bahiatursa; Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa; e  Renato Senna, diretor de Relações Nacionais Bahiatursa

Weslen Moreira, da Bahiatursa; Pedro Galvão, secretário de Turismo; Diogo Medrado, presidente Bahiatursa; Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa; e Renato Senna, diretor de Relações Nacionais Bahiatursa


Teve início há pouco, com a presença do governador Jaques Wagner, a terceira edição do Salão Baiano de Turismo, um dos principais eventos de divulgação do destino Bahia e gerador de oportunidades de negócios para o trade. Promovido pela Setur e Bahiatursa, o evento segue até o dia 10, no Centro de Convenções da Bahia,em Salvador, tendo a participação efetiva dos municípios das 13 zonas turísticas, que terão oportunidade de apresentar seus atrativos turísticos, considerando que o Estado é muito grande, possuindo características distintas, a exemplo da Costa do Dende, Costa do Cacau, Recôncavo e Chapada Diamantina.

Para o governador, o Salão é a oportunidade da Bahia mostrar todo seu potencial turístico. Jaques Wagner ressaltou a importância do segmento para a economia do estado, considerando que representa 5%do PIB do Estado. Ele disse ainda:“Já qualificamos milhares de baianos e baianas para atuação no setor e vamos continuar capacitando muito mais. Queremos aproveitar a Copa do Mundo para mostrar ao país e ao mundo o que a Bahia tem de melhor.”

Segundo o secretário do Turismo do Estado, Pedro Galvão, o evento, embora mais enxuto que em outros anos, terá mais qualidade do ponto de vista institucional. “Sabendo que cerca de 52% de quem viaja pela Bahia é do próprio Estado, queremos que o soteropolitano visite mais as nossas zonas turísticas. E este ano vamos ter o lançamento da 14ª zona. Como Minas Gerais já tem registrado a Estrada Real, nós teremos os Caminhos Reais da Bahia, seguindo os caminhos das caravanas, as carruagens e carroças levando mantimentos e trazendo pedras preciosas”.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, afirma que o evento está caminhando para ser um sucesso, com uma grande estrutura que envolve, além da Empresa de Turismo da Bahia e a Secretaria do Turismo – Setur, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). “Toda a diversidade baiana, com seus 13 destinos turísticos, a rica gastronomia, as manifestações culturais e as mais variadas atividades turísticas vão estar em evidência durante os três dias do evento”, diz.

Promoções – Em paralelo à terceira edição do Salão Baiano de Turismo acontecem o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel ABIH – Ba, a Expo Alimentos & Bebidas ABRASEL-BA e a Feira de Turismo da Abav-BA, que vai contar com o feirão de ofertas de pacotes de viagem para o público final e desconto de até 30%.

Estandes das zonas turísticas, 16 balcões com atrativos dos segmentos turísticos, manifestações culturais, núcleo do conhecimento, exposição e venda de artesanato, sala de imprensa e um espaço para rodada de negócios, com a presença de 30 das principais operadoras do Brasil, eis um resumo do que será o 3º Salão Baiano de Turismo:

Estandes das zonas turísticas –
Exposição dos atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Caminhos do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste e Caminhos do Oeste.

Balcões dos segmentos – Na área institucional, 16 balcões irão expor segmentos e os principais produtos turísticos na Bahia. A Bahiatursa prioriza ações em novos segmentos e em novos produtos, como o turismo religioso.

Rodada de negócios – Realizada em parceria com o Sebrae. Os principais operadores e agentes de viagem conhecerão os atrativos e equipamentos do turismo no Estado. Espaço para 30 operadoras com interação comercial. Nos dias 9 e 10 acontece uma feira com venda direta para o público final de pacotes com descontos.

Expo artesanato – Os artesãos comercializarão artigos que representam a riqueza do Estado. O público terá acesso a produtos diversificados distribuídos nos 18 estandes. Dentre os materiais, destacam-se as peças que utilizam técnicas em cerâmica, renda, tecelagem, madeira, mosaico e cabaça. A prioridade é que os produtos comercializados possuam uma relação de identidade com o destino Bahia.

Núcleo do Conhecimento – Um ambiente para aprendizado e debate de temas ligados ao turismo destinado à realização de palestras, cursos, workshops e mesas-redondas, com temas como Acessibilidade e Turismo, Novas Tendências do Turismo, Gestão de Restaurantes e Evento Gerador de Fluxo Turístico. Uma das atividades será a oficina do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA).

Sinéia Coelho, de Salvador

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