Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Plano Indutor do RS é lançado e destaca competitividade (veja fotos)

Abgail Pereira, secretaria de Turismo do RS e Roy Taylor, vice presidente executivo do M&E

Abgail Pereira, secretaria de Turismo do RS e Roy Taylor, vice presidente executivo do M&E

Durante lançamento do Plano Indutor de Turismo do Rio Grande do Sul, no palácio Piratini, em Porto Alegre,  a secretária estadual, Abgail Pereira disse que a iniciativa garante ao estado maior competitividade junto aos mercado doméstico e internacional. Ela destacou o aspecto democrático na elaboração do plano pela FGV. “Foi um programa articulado junto aos mercados regionais e entidades do setor de modo a elaborar um plano de gestão de desenvolvimento e recebemos 635 propostas até finalizarmos o programa”, adiantou.

Abgail destacou alguns dos 10 eixos estratégicos como o progama de inclusão de´produção e consumo. “Temos desafios como implantar um sistema de gestão eficiente e também o desenvolvimento turístico regional já que o Sul não é apenas a Serra Gaúcha mas muito mais do que isso”, afirmou ela. Durante seu pronunciamento anunciou o investimento de R$ 4,5 milhões na construção de nove postos de informação turística de fronteira. “Esse plano potencializa o turismo como vetor econônmico integrando as regiões e promovendo a inclusão social”, disse ela, depois de agradecer ao governador Tasso Genro o apoio para o lançamento do mesmo.

Para o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso destacou a importância estratégica do estado pela sua localização geográfica principalmente pelo fato do Rio Grande do Sul fazer fronteira com países do Conesul e elogiou a iniciativa do estado. “É um programa com planejamento e direcionamento que certamente ira contribuir para fortalecer o turismo regional e emissivo da América do Sul. “Hoje este mercado representa 48% do fluxo turístico internacional e queremos em breve ultrapassar os 60%”, adiantou.

O governador Tasso Genro encerrou a solenidade enfatizando o turismo como elemento vital para o desenvolvimento estadual atrelado ao regional. “Este plano apresenta uma visão globalizada para os próximos anos e mostra o nosso grande potencial neste setor”. O governador lembrou os investimentos que estão sendo realizados em outras áreas como o sistema viário que recebeu R$ 2,6 bilhões em sua gestão e saneamento básico entre outros.

Prestigiaram o evento cerca de 200 convidados, entre prefeitos, autoridades, secretários de turismo entre eles Marta Rossi, Eduardo Zorzanello, o ex secretario de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, a presidente da Anseditur e secretariza de turismo de Bento Gonçalves e o vice presidente executivo do MERCADO & EVENTOS, Roy Taylor, entre outros.

Luiz Marcos Fernandes, de Porto Alegre

Receba nossas newsletters