Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Portela canta Bahia e inaugura nova quadra (vídeo e fotos)

Momento de celebração da inauguração da nova quadra da Portela

Momento de celebração da inauguração da nova quadra da Portela


O Carnaval de 2012 já começou. Hoje, no Rio de Janeiro, 20 blocos carnavalescos desfilaram ou estão desfilando, arrastando multidões pelas ruas. Mas o grande destaque deste sábado, foi a inauguração da nova quadra de uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, a Portela. Cerca de 10 mil convidados lotaram as dependências, dentre eles diversas autoridades e celebridades, além de figuras do mundo do samba. O prefeito Eduardo Paes, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão inauguraram a quadra, acompanhado do presidente da Portela, Nilo Figueiredo.

O Goveno da Bahia esteve representado no evento pelo secretário de Estado de Cultura, Albino Rubim. A Bahiatursa levou para a quadra diversos jornalistas da imprensa baiana. A Bahia é a grande homenageada no enredo da Portela 2012: “…E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…”. Rubim disse que a Bahia esera mais de 2 milhões de turistas para o Carnaval deste ano e que, o fato de estar sendo homeageada por duas escolas de samba cariocas (a outra é a Imperatriz Leopoldinense), é um marco, uma vez que contribui para a divulgação da Bahia em todo o mundo. Ele também enalteceu a grande afinidade entre cariocas e baianos. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, não compareceu ao evento em função de compromissos de última hora em Salvador.

Com muita euforia o público vibrou quando o portelense prefeito Eduardo Paes, portelense assumido, entoou o samba da escola e disse que este ano da Portela vai em busca do título: “Madureira sobe o Pelô… Tem capoeira; Na batida do tambor… Samba ioiô; Rola o toque de olodum… Lá na Ribeira; A Bahia me chamou”. Antes, o vice-governador Pezão falou da emoção de estar presente à escola em data tão importante e o presidente da Portela, Nilo Figueiredo fez questão de agradecer a Eduardo Paes pela nova quadra. “Sem ele, esse sonho não seria possível”, disse. No palco, um dos integrantes mais respeitados da Velha Guarda da Portela, Monarco, também incentivou a comunidade portelense a conquistar o título do Carnaval carioca deste ano.

A nova quadra da Portela tem um palco principal, com uma pista rodeada de camarotes em dois pavimentos. Toda a quadra é rodeada de salas e escritórios em fomato de sobrados do Rio antigo. A Portela também vai realizar no espaço ações de cunho social e educativo e trabalhar na formação de jovens.

Além dos citados acima, também estiveram presentes, entre outros, os cantores Diogo Nogueira e Teresa Cristina, a atriz e rainha da bateria da Portela, Sheron Menezzes, o carnavalesco Paulo Menezes, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheira, o secretário municipal de Turismo do Rio e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, o subsecretário de Turismo da cidade, Pedro Augusto Guimarães, o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, o ex-jogador Petkovic, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, além de toda a velha guarda da Portela, com destaque para Tia Surica, que comandou a grande feijoada que foi servida aos convidados.

Assista o vídeo abaixo da inauguração da nova quadra:

Mario Brizon e Rafael Massadar

Receba nossas newsletters