Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Vídeos

Caio de Carvalho inicia nova fase com criação e gestão de eventos

Mesmo sem Caio Luiz de Carvalho, a São Paulo Turismo (SPTuris) será a mesma. Quem garante é o próprio em entrevista exclusiva em video ao MERCADO & EVENTOS. “Espero que Marcelo (Rehder) e meus amigos da SPTuris possam dar seguimento aos projetos. Há muita coisa para fazer por São Paulo, pelo Anhembi, pelo segmento de turismo e pelo setor privado”, afirma Carvalho. O executivo fez um balanço de sua gestão como presidente da entidade no período de 2005 a 2011 e se diz muito grato por sua passagem. “Me alegrou muito e tenho certeza de que a São Paulo Turismo continuará a mesma. A decisão do prefeito Gilberto Kassab de manter a equipe e me substituir pelo Marcelo, uma pessoa que já fazia parte do Conselho de Administração e conhecia os trabalhos da São Paulo Turismo foi muito saudável”, acrescenta.

Quando assumiu a SPTuris em 2005, a permanência do turista internacional era de 2,6 dias. Hoje, esse visitante fica mais de 4,5 dias. “Isso é muito bom. Conseguimos aumentar a taxa de ocupação hoteleira e vamos fechar 2011 com uma taxa média de 74%”, lembra Carvalho, mencionando que a arrecadação de ISS em São Paulo praticamente triplicou de 2005 para este ano. Além do bom número de visitantes – são 11,5 milhões de turistas, a cidade já conta com uma agenda de eventos e shows intensa até 2020. “Eu fico muito contente com todo esse resultado. Esse saldo tem muito a ver com o apoio que vocês (MERCADO & EVENTOS) sempre nos deram”, comenta.

Caio Luiz de Carvalho fez questão de destacar que São Paulo não é apenas um destino para negócios, mas sim de lazer. “São Paulo já está no imaginário do turista que chega como um grande destino de entretenimento com museus, shows, espetáculos e gastronomia”, salienta. Segundo ele, somente a capital paulista tem em um único final de semana 200 peças em cartaz à disposição e oferece distritos criativos como a Vila Madalena, o luxo do circuito Faria Lima, Avenida Europa e Oscar Freire; um circuito de compras que começa na José Paulino e 25 de Março e se espalha por 70 shoppings e vem desenvolvendo novos redutos culturais.

A partir do ano que vem, está prevista a revitalização total da Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, e dos grupos de teatro que ali se encontram. “Essa é a nossa praia. Trabalhamos muito a vocação para a cultura e esse é o caminho qualitativo para uma economia criativa. Temos que criar produtos que tenham significados para as pessoas”, explica Carvalho.

Agora como responsável pela Enter – Entertainment Experience, Caio Luiz de Carvalho irá manter essa linha de pensamento marcada pela inovação e criatividade. “Recebi um convite do Grupo Bandeirantes de Comunicação que é um verdadeiro desafio. Estou assumindo com a missão de montar uma empresa que ainda está em fase embrionária”, declara. A Enter não será mais uma empresa de eventos. Ela será uma máquina de sonhos. A proposta, de acordo com ele, é trabalhar toda a questão do negócio de entretenimento, nichos de mercado, temas e procurar sempre agregar valor ao evento por meio de criatividade.

“Colocaremos em prática a tese da experiência. Não seremos uma empresa que busca simplesmente competir para trazer shows e eventos ao Brasil inteiro. Vou buscar um caminho único e deixar a marca registrada da Enter. Vamos alcançar o país todo”, profetiza. Carvalho assumiu a Enter há três dias e prevê estar com seu escritório montado dentro do Grupo Bandeirantes ainda em janeiro do ano que vem. Atualmente, a Enter é responsável pela organização da Formula Indy, Miss Universo, Festival de Parintins e Carnaval de Salvador.

Leila Melo

Receba nossas newsletters