Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Vídeos

MT promove incentivos para ampliar oferta aérea

Mato Grosso está disposto a crescer sua participação no turismo brasileiro. O governo do Estado adotou uma médida de estímulo para a entrada de companhias aéreas. De acordo com Teté Bezerra, secretária de Turismo do Mato Grosso, aquelas empresas que abastecerem no aeroporto de Cuiabá terão um desconto de 50% em ICMS. “Esse benefício é válido desde que essa empresa opere outro destino do Mato Grosso, além de Cuiabá”, explicou a secretária, em entrevista em vídeo. De acordo com ela, essa iniciativa permite que o destino seja utilizado como hub aéreo e um aumento de voos partindo da capital mato grossense. “Hoje, já temos a chancela para operar voos internacionais e as obras de ampliação do aeroporto de Cuiabá já foram licitadas”, destacou.

Teté Bezerra revelou que há muitas empresas interessadas em levar voos para Cuiabá, especialmente charteres. “Estamos trabalhando junto com a Embratur nesse processo e queremos, inclusive, criar vários canais de comunicação com a América do Sul. Afinal, Mato Grosso está localizada a 700 km da fronteira da Bolívia e fica bem próximo de países como Chile, Colômbia e Peru”, lembrou. Participando pela primeira vez como secretária de Turismo do MT da BTL, a executiva confirmou a participação em 15 feiras de turismo em parceria com a Embratur. “Ao mercado português mostramos que temos potencial turístico diferenciado em nosso Estado. Ele é baseado pelo ecoturismo e pela sustentabilidade. O turista internacional quer conhecer aqueles locais ainda preservados e que possibilite um contato com a natureza”, acrescentou.

No campo da infraestrutura, Teté Bezerra comentou que o Estado está priorizando a estruturação dos destinos encontrados no entorno de Cuiabá para atender a Copa do Mundo. Em 2014, a capital irá receber quatro jogos. “Estamos investindo R$ 250 milhões em recursos do BNDES para a construção de estradas, recuperação de patrimônio histórico e revitalização do Parque da Chapada dos Guimarães. Buscamos alcançar uma área localizada em um raio de 200 km de Cuiabá”, disse. O grande desafio da Secretaria, segundo Teté, é transformar os atrativos naturais da região – amazônia, cerrado e pantanal – em produtos turísticos.

Natália Strucchi e Leila Melo, de Lisboa

Receba nossas newsletters