
O ministro do Turismo, Celso Sabino, participa nesta quarta-feira (11) de uma audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, onde deve apresentar as principais frentes de atuação do governo federal para o setor ao longo de 2025. O encontro foi convocado a pedido do deputado Bibo Nunes (PL-RS) e está marcado para as 14h no plenário 5.
Com a moeda brasileira desvalorizada frente ao dólar, o Brasil volta a atrair o interesse de turistas estrangeiros — o que também pressiona o país a repensar políticas públicas de incentivo, promoção e infraestrutura. Bibo Nunes quer entender como o Ministério está se organizando para aproveitar esse momento de oportunidade para o receptivo.
A agenda de Sabino no Congresso acontece em paralelo a outras articulações com entidades do setor. O ministro se reuniu com os representantes das principais associações de turismo do país, como Abav, Clia, Braztoa e Abracorp nessa terça-feira (10). O encontro, que também contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, debateu pontos estratégicos para o fortalecimento da cadeia do agenciamento de viagens no Brasil.
A aproximação entre governo e entidades é vista como passo necessário diante do novo cenário econômico, que reposiciona o Brasil como destino competitivo — mas ainda carente de políticas estruturantes de médio e longo prazo.
Com o aumento no fluxo de visitantes internacionais, a cobrança sobre o Ministério é clara: transformar potencial em resultado. A audiência desta quarta pode revelar se há, de fato, planos consistentes para isso — ou apenas mais uma apresentação protocolar.