Como publicado anteriormente pelo M&E, a Embratur inaugurou o Visit Brasil Office durante a BTL, no último dia 12, em Portugal. Para entender a fundo como funcionará o espaço, conversamos com Lilas Nascimento, gerente de Desenvolvimento de Negócios, e Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional da entidade.
A abertura do escritório em Lisboa marca o retorno da presença física da Embratur na Europa após sete anos. Operado por Lilas Nascimento e Larissa Ushizima, executiva da Embratur, o espaço visa fortalecer a promoção do Brasil no mercado europeu, estabelecer parcerias estratégicas com o trade e ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros. Vale ressaltar que o Visit Brasil Office será uma extensão do escritório da entidade em Brasília, funcionando em conjunto.
“Um desafio maravilhoso”
Lilas Nascimento ressaltou a importância da presença física no continente. “Muitas vezes, perdíamos oportunidades por não estarmos presentes em momentos de ativações ou de oportunidades no mercado. Agora, com o escritório em Lisboa, conseguimos atuar de forma mais ágil e estratégica. Vamos abraçar toda a Europa”, disse.
O Visit Brasil Office se posiciona como um ponto estratégico para fortalecer as relações comerciais e culturais entre Brasil e Europa, ampliando o portfólio de destinos turísticos promovidos pelo país. Lilas explicou que o escritório funcionará como um hub para conectar o turismo brasileiro com operadores, agências de viagens, companhias aéreas e outros players do mercado europeu.
- Após lançar novo Plano de Marketing, Embratur vai rodar todos os estados para garantir integração de estratégias
- Embratur reabre escritório em Portugal para fortalecer turismo brasileiro na Europa
- Embratur participa da BTL com foco em fortalecer a conectividade com Portugal e Europa
“Nosso foco é fortalecer as ferramentas que já temos, como feiras, roadshows e webinars, além de trazer novidades para o mercado, com campanhas segmentadas e a capacitação do setor”, afirmou Lilas.
A gerente de Negócios também enfatizou a importância da campanha cooperada, que integra ações B2B e B2C. “A ideia é treinar os agentes, entrar no portfólio das operadoras e atingir diretamente o consumidor final. Se conseguimos unir 12 parceiros ao longo do ano, podemos fazer uma campanha contínua, aumentando nossa presença no mercado e competindo com outros destinos internacionais.”
Além disso, Lilas destacou que, com o aumento da conectividade aérea entre Brasil e Europa, o escritório buscará alavancar as rotas diretas e explorar novas possibilidades de negócios, especialmente em mercados estratégicos com alta demanda por turismo e parcerias comerciais com o Brasil.
Evolução do projeto
Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, trouxe para a conversa o amadurecimento do projeto da Embratur, ao qual acompanhou ao longo dos anos. “Eu acompanho essa iniciativa desde a primeira geração dos EBTs [Escritórios Brasileiros de Turismo], quando ainda era estagiário. Agora, com o escritório em Lisboa, conseguimos ativar o mercado de forma mais fluida e pensar em ações além do que já está planejado por Brasília.”
O próximo passo, segundo Bruno, será o Roadshow Nordeste, que passará por Londres, Milão e Paris. “Vamos promover destinos da Unesco no Brasil e, com nossa presença aqui [em Lisboa], já podemos iniciar ativações e planejar futuras campanhas”, afirmou.
Ele ressaltou que este é apenas o começo de uma série de iniciativas focadas em reforçar o posicionamento do Brasil no turismo global, com campanhas de marketing bem alinhadas ao perfil dos turistas europeus.
Além da promoção turística, o escritório terá a função de captar dados do mercado europeu para subsidiar a estratégia da Embratur. “Vamos mapear produtos turísticos alinhados ao perfil do viajante europeu e fornecer informações estratégicas para as campanhas no Brasil”, explicou Bruno.
Esses dados também permitirão personalizar as campanhas de marketing e ajustar as ações de promoção com base nas preferências e comportamentos dos turistas europeus.
Bruno afirmou ainda que, ao captar informações em tempo real, o escritório em Lisboa será um ponto central para entender as mudanças do mercado europeu e tomar decisões rápidas sobre novos destinos e experiências a serem promovidos.
Parcerias estratégicas
O escritório em Lisboa funcionará em parceria com a ApexBrasil e o Itamaraty, ampliando as ações de turismo e permitindo uma atuação conjunta em temas como a transição energética, exportação de produtos brasileiros e desenvolvimento sustentável.
“Agora, oficializamos que o escritório é compartilhado e que trabalharemos juntos em temas estratégicos. Pela primeira vez, faremos testes com a Apex para integrar turismo e negócios”, explicou Bruno.
Segundo ele, essa colaboração ampliará o impacto das ações da Embratur, conectando mais diretamente os projetos turísticos às políticas de exportação e ao desenvolvimento de novos mercados, fortalecendo o turismo como motor de crescimento econômico e cultural para o Brasil.
Embratur divulga a cultura do Brasil

Larissa Ushizima, Marcelo Freixo e Lilas Nascimento durante a inauguração do Visit Brasil Office, em Lisboa (Ana Azevedo/M&E)
Com foco em ampliar a presença do Brasil em eventos culturais europeus, Larissa Ushizima, coordenadora de Relações Internacionais, já iniciou diálogos com embaixadas e instituições do nicho. “A Larissa veio da nossa equipe de relações internacionais e já tem forte conexão com as embaixadas. Agora, podemos convidar o trade e a imprensa para exposições e eventos culturais, aumentando a visibilidade do Brasil”, destacou Lilas.
Larissa e a equipe de Relações Internacionais trabalharão também para promover a cultura brasileira em eventos estratégicos, como festivais de música, gastronomia e arte, que acontecem em várias cidades europeias. Esse aspecto será um fator-chave na atração de turistas e na construção de uma imagem positiva e dinâmica do Brasil no mercado europeu.
“Recepção calorosa”
Após a notícia do estabelecimento do escritório da Embratur em Lisboa, Lilas Nascimento comemorou a receptividade do mercado português. “Já fui convidada para fazer blitz no interior de Portugal, e vários operadores pediram para visitar suas agências. O mercado está aberto e ansioso para trabalhar com o Brasil.”