LISBOA – A Embratur inaugurou nesta quarta-feira (12), em Lisboa, o Visit Brasil Office, primeiro escritório internacional da agência em sete anos. O espaço, operado por Lilas Nascimento e Larissa Ushizima, funcionará como ponto de apoio para a promoção do Brasil no exterior, articulando parcerias com o setor turístico europeu. A medida reforça o posicionamento do país na Europa.
“Este escritório não é da Embratur, não é da Apex; este escritório é do Brasil! É uma estrutura para fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico no exterior”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
- Após lançar novo Plano de Marketing, Embratur vai rodar todos os estados para garantir integração de estratégias
- Embratur reabre escritório em Portugal para fortalecer turismo brasileiro na Europa
- Embratur participa da BTL com foco em fortalecer a conectividade com Portugal e Europa
O lançamento ocorreu durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos principais eventos do setor na Europa. A reabertura do espaço busca ampliar parcerias comerciais e aumentar a presença do Brasil no mercado europeu.
“Há quase sete anos, a Embratur não tinha um escritório internacional, o que é muito tempo para um país do porte do Brasil no turismo mundial. Estamos reinaugurando este espaço justamente em Portugal e na BTL, um dos eventos mais relevantes do setor”, afirmou Freixo.
A iniciativa acontece em um momento estratégico para as relações entre Brasil e Portugal. “A reabertura deste escritório acontece no ano em que celebramos o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 2025. Portugal ocupa a 11ª posição entre os emissores de turistas para o Brasil, registrando um crescimento de 20% no último ano, com mais de 218 mil visitantes”, disse Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Lisboa.
O Visit Brasil Office atuará na articulação com operadoras, agências de viagens e companhias aéreas, além de desenvolver estratégias de inovação e sustentabilidade. A estrutura atenderá não apenas Portugal, mas toda a Europa.
“A conectividade entre Brasil e Europa nunca foi tão grande. São 11 estados brasileiros com voos diretos para Portugal, e mercados como França, Espanha, Alemanha e Inglaterra registram aumento expressivo de turistas brasileiros”, explicou Freixo.
O projeto conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da ApexBrasil, ampliando a cooperação institucional. “Nosso presidente Jorge Viana não pôde estar presente, mas reforçou seu compromisso com essa iniciativa. Inclusive, já me cobrou publicamente para garantir uma cadeira para o Freixo no conselho da Apex”, disse Paulo Mateus, representante da ApexBrasil.
A criação do escritório também tem impacto no fortalecimento econômico e cultural do Brasil. “O Brasil vive um momento de destaque global, com protagonismo em diversas áreas estratégicas. Queremos que este modelo de parceria e desenvolvimento sustentável se expanda para outros países”, afirmou Cláudio Providas, representante do PNUD no Brasil.
O espaço servirá ainda como ponto de apoio para estados e empresas brasileiras interessadas no mercado europeu. “A Paraíba já reservou seu espaço dentro deste escritório, porque entendemos a importância de mostrar ao mundo o potencial turístico do nosso estado”, disse João Azevedo, governador da Paraíba.
O evento marcou um novo momento para a promoção do turismo brasileiro no exterior. “Este escritório não apenas reforçará a promoção do Brasil na Europa, mas também intensificará a colaboração entre a Embaixada, a Embratur, a Apex, o Banco do Brasil e o Sebrae. Com isso, consolidamos um turismo mais sustentável e inovador”, afirmou Carreiro.
Principais funções do escritório da Embratur em Lisboa
- O Visit Brasil Office terá um papel estratégico na promoção do turismo brasileiro na Europa. Entre suas principais funções, estão:
- Estabelecer e gerenciar o relacionamento com operadoras, agências de viagens, OTAs, companhias aéreas e demais empresas do setor turístico;
- Captar novos clientes e gerar oportunidades de negócios alinhadas à estratégia da Embratur;
- Desenvolver parcerias e ações cooperadas para impulsionar a promoção do Brasil, incluindo iniciativas sustentáveis e inovadoras;
- Coordenar campanhas e apoiar a comercialização do turismo brasileiro no mercado europeu;
- Fornecer subsídios para a formulação da estratégia da Embratur para o continente;
- Realizar estudos de mercado e mapear produtos turísticos adequados ao perfil dos viajantes europeus;
- Assessorar missões governamentais e institucionais na Europa;
- Representar a Embratur em reuniões e eventos estratégicos do setor;
- Elaborar relatórios de desempenho e planejar ações futuras.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.