Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Cruzeiros / Destinos / Feiras e Eventos

Abav Collab: 1º Painel Abav/MTur aborda retomada do Turismo no Brasil

Carlos Prado, Magda Nassar e Marco Ferraz, presidentes da Abracorp, Abav e Clia, respectivamente

Carlos Prado, Magda Nassar e Marco Ferraz, presidentes da Abracorp, Abav e Clia, respectivamente

Nesta quarta-feira (30), o Abav Collab deu início ao 1º Painel Abav/MTur para abordar a retomada do Turismo no Brasil. Dentre os convidados estavam Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, Adriana Carvalho, VP da Abeoc e secretária de Turismo do RJ, Manoel Linhares, da ABIH Nacional, Marco Ferraz, da Clia Brasil, e Carlos Prado, da Abracorp. O encontro contou ainda com a mediação de Fatima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

No início do painel, Carlos Prado apresentou o crescimento da busca por viagens corporativas, especialmente da parte de pequenas empresas. “As pequenas e médias empresas estão mantendo uma quantidade estável de viagens corporativas. Isso porque muitas delas ainda precisam deste contato presencial e do ‘olho no olho’ para realizarem negócios em diferentes estados do Brasil”, comentou.

Adriana Carvalho, secretária estadual de Turismo, falou sobre os protocolos que estão sendo seguidos na reabertura do Rio de Janeiro. Adriana falou ainda sobre a dificuldade de autorização para a retomada do setor de eventos no estado. “Atividades próximas aos eventos já estão sendo liberadas, mas ainda não conseguimos a autorização para a retomada deste setor tão importante para o turismo. Mesmo que autorizem apenas para 2021, nós precisamos de uma data, porque os eventos são planejados com muita antecedência”, comentou.

Marcos Ferraz apresentou dados de crescimento nas operações de cruzeiros em todo o mundo. Até 2027, espera-se que 113 navios sejam incluídos às frotas. “Mesmo com o início da pandemia, nós conseguimos apresentar um crescimento de 7% na temporada 2019/2020. Na costa brasileira foram 22 navios de passagem, com 17 diferentes companhias marítimas”, comentou Ferraz.

Nesta retomada, oito países estão operando com a Clia. Dentre eles: Noruega, Alemanha, Itália, França, Grécia, Croácia, Malta e Taiwan. Além disso, estão em negociação: USA, Canadá, Espanha, Portugal, UK, Austrália, Nova zelândia e Brasil. Dentre os protocolos seguidos pelos cruzeiros, estão: triagem no processo de compra e embarque; distanciamento social, higienização de todos os ambientes; estrutura médica treinada para atendimento; monitoramento contínuo de temperatura; e plano de contingência, com apenas 10% das cabines disponíveis.

Para finalizar, Magda respondeu à pergunta ‘O que é necessário para acelerar a retomada do Turismo?’. “Se temos hoje profissionais preparados, preços atrativos e passageiros dispostos a seguirem todos os protocolos, estamos muito preparados. Nossa retomada está sendo melhor do que a gente esperava. É uma retomada lenta, mas muito firme. O que precisamos é incentivar as viagens durante toda a semana, não apenas aos finais de semana”, finalizou Magda Nassar.

Receba nossas newsletters