A Associação Brasileira de Cartões de Assistência (ABCA) quer mudar o hábito do turista brasileiro para que ele use um cartão de assistência em suas viagens; ao invés de seguro viagem. A justificativa é que enquanto com o seguro viagem o cliente precisa pagar durante a viagem pelas despesas e ser reembolsado posteriormente; com o cartão de assistência ele só paga pela adesão do cartão; negociada no momento da compra do pacote turístico na agência de viagens.
A proposta da Associação Brasileira de Cartões de Assistência é mudar este panorama. Enquanto na Argentina 65% dos viajantes usam cartões de assistência; aqui no Brasil o número não chega a 35%. A meta da ABCA é ter 50% dos turistas brasileiros viajando com cartões de assistência em até três anos. A estratégia do presidente Ricardo Roman (Travel Ace) é aproximar-se do agente de viagens para que este seja mais um serviço ofertado. O agente; como consultor de viagens; será um aliado; uma pessoa com credibilidade para sugerir isso ao seu cliente.
A ABCA é a primeira entidade do gênero na América Latina; reúne 11 empresas de cartões de assistência; que atualmente correspondem a 90% do mercado do segmento.