A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) realizou sua primeira reunião mensal de 2020, na última quinta-feira (30). O encontro, que contou com membros do Conselho de Administração, diretoria executiva, representantes da TMC’s associadas e convidados, aconteceu no hotel Four Seasons, em São Paulo. Na ocasião, o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, apresentou o Planejamento para 2020.
São sete os objetivos:
- Fortalecer da marca Abracorp junto aos diferentes públicos de interesse;
- Elevar o nível de governança, por meio da implementação do canal de ouvidoria e acompanhamento ao cumprimento do estatuto da entidade;
- Promover envolvimento entre os associados;
- Implementar grupos de trabalho e comitês no desenvolvimento de novos projetos;
- Atuar na melhoria das práticas operacionais no mercado;
- Aprimorar o desenvolvimento contínuo da Inteligência de Dados da Abracorp;
- Consolidar as atividades de capacitação.
“Nosso objetivo é fortalecer a divulgação dos princípios da Abracorp. São eles que qualificam e diferenciam as diretrizes associativas que norteiam a conduta ética e profissional das TMCs. E assim, fazer com que eles possam contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do mercado como um todo”, comentou Tanabe.
NDC – New Distribution Capability
Outro tema discutido durante o encontro foi a distribuição de conteúdos, principalmente aéreos, com a presença do Sabre, onde foram destacados os desafios da distribuição num cenário com crescente presença de companhias aéreas low-cost no mercado mundial. “O NDC (New Distribution Capability), lançado pela IATA, ainda não tem aderência no mercado das companhias aéreas. Isso obriga o ecossistema a trabalhar em um ambiente híbrido, provocando elevação de custos aos canais”, afirmou a entidade.
Voz do Associado
A unanimidade dos associados manifestou apoio às iniciativas realizadas e planejadas para a Abracorp fortalecer ainda mais sua relevância setorial, pautadas nos propósitos comuns, estabelecidos no processo que deu origem à fundação da entidade. Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, reiterou o compromisso dos atuais conselheiros em dar prosseguimento à gestão da entidade.
“Iniciamos 2020 com esperança renovada e baterias recarregadas para o enfrentamento de novos desafios. Estamos convencidos de que esse será um ano profícuo e alentador para todas as nossas associadas”, comentou.
Projeto de certificação
Outro ponto abordado foi a liderança da Abracorp no processo de registro, desenvolvimento e acompanhamento da LGPD, integrado à ISO 27.100, que busca credenciar as associadas Abracorp para os desafios da gestão e certificação dos processos de segurança da informação, já adaptada aos requerimentos da LGPD.