Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Abracorp apresenta resultados do terceiro trimestre

A Abracorp divulgou ontem os resultados referentes à movimentação do setor de viagens corporativas no último trimestre. O estudo reforça importância das parcerias e crescente presença dos hotéis independentes no setor de viagens corporativas. A apresentação dos resultados pautou a reunião mensal da entidade, que, além das 32 agências de viagens associadas, contou com a presença de Francisco Recabarren, vice-presidente da TAM, Klaus Kühnast, diretor de Vendas da aérea, e dos gerentes Flavio Passos, Marcos Professiori, Fernando Sztrajtman e Matheus Filho.

Companhias aéreas – A Tam liderou o trimestre tanto nas transações (34%) como no faturamento (36,1%) da entidade. A Gol registrou ligeira queda de 33,5% para 31,5% em participação nas vendas da entidade e representando 31% na comercialização de bilhetes. A tarifa aplicada no mercado ficou na média de R$ 530. O segmento totalizou mais de R$ 1,4 bilhão em vendas no período. A Tam também liderou a venda de passagens internacionais da Abracorp, com 56 mil tickets (16,7%), seguida por Lufthansa (7,4%), American Airlines (12,5%) e outras (15,3%).

Hotéis – A pesquisa apontou o crescimento das pequenas redes e dos hotéis independentes, conquistando 40% de participação de mercado. Juntos, responderam por 61,5% do faturamento e por 70,3% no market share referente aos room nights. Accor (10%) e Atlantica Hotels International (8,9%) aparecem em seguida. Ocupando a nona colocação, os brokers (1,5%). Durante o trimestre, no Brasil, a diária média diminuiu 5%, girando em torno de R$ 245. Entre julho e setembro, o segmento totalizou mais de R$ 662 milhões. Com incremento de 12% no preço das diárias, o segmento hoteleiro internacional registraram participação de 49% nas vendas da Abracorp, bem à frente de “outras redes” (27,5%), Accor (11,5%) e brokers (4,9%).

Serviços agregados – O segmento de locação de automóveis movimentou quase R$ 48 milhões no último trimestre. A Localiza se manteve como líder com 56% das vendas no mercado corporativo. Seguida por Hertz (20%) e “outras” (11%). A diária média praticada no período caiu 10%, aproximando-se dos R$ 146. O segmento de transfers nacional também foi positivo neste período. Empresas como a Shift e a CEP, registraram 36% e 14%, respectivamente, nas vendas da Abracorp. O primeiro lugar ficou com “outros” (38%). Na categoria “serviços”, o setor de eventos movimentou mais de R$ 122 milhões em nível nacional e internacional, à frente de “demais serviços” (R$ 53 milhões), lazer (R$ 35 milhões), assistência à viagem (R$ 3 milhões) e cruzeiros (R$ 2 milhões).

Receba nossas newsletters