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Agências e Operadoras

Abracorp registra queda de 11,9% em vendas do terceiro trimestre do ano

Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp e Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels (Foto: divulgação)

Rubens Schwartzmann, presidente da Abracorp e Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels (Foto: divulgação)

O terceiro trimestre do ano apresentou uma retração de 11,9% no volume total das vendas dos associados da Abracorp. É o que apontou o relatório divulgado pela entidade no último dia 27/10, no Blue Tree Hotel Morumbi. Em números absolutos, os R$ 3.106.321.911 do ano passado caíram para R$ 2.736.456.259. No acumulado dos três trimestres, os R$ 8.812.461.521 contabilizados em 2015 recuaram para R$ 7.787.799.381 em 2016, o que representa variação negativa de 11,6%.

Aéreo Nacional – O segmento aéreo doméstico apresentou uma redução de 12,6% nas vendas e de 9,3% nos bilhetes emitidos. A tarifa média teve uma variação de -3,6% em relação ao mesmo período de 2015, registrando R$ 620,00. Todas as aéreas brasileiras apresentaram queda na emissão de bilhetes e apenas a Azul registrou aumento no faturamento, com um crescimento de 0,8%, passando de R$ 309,6 milhões para R$ 312 milhões, com queda de 6,6% em bilhetes emitidos. A Avianca registrou queda de 13% na emissão e faturamento de -23,8% (R$ 123,5 milhões para R$ 94,1 milhões). Enquanto a Gol apresentou queda de 8.4% em bilhetes emitidos e, em faturamento, redução de 11% (R$ 351,9 milhões para R$ 313,4 milhões). A emissão de bilhetes da Tam caiu 11,5%, enquanto o faturamento passou de R$ 400.1 milhões para 315,3 milhões – variação negativa de 21,2%. O agrupamento das ‘demais’ cresceu 0,4% em bilhetes emitidos e decresceu 7,3% em faturamento.

Na participação do mercado, em bilhetes emitidos, a Gol liderou com 31%, seguida pela TAM (30%); Azul (25%); Azul (12%) e ‘demais’ (2%). Em vendas, empate tríplice entre Azul, Gol e Tam (30% cada). A Avianca ficou com 9% e as ‘demais’ com 1%.

Aéreo Internacional – No segmento aéreo internacional, a redução foi menor, apontando variação negativa de 7,9% em vendas e 6,2% em bilhetes emitidos. Nos bilhetes emitidos, a TAM cresceu 5%. Também registraram variação positiva a TAP (17,4%) e a Copa Airlines (14%). Já a American (-7,5%), a United (-0,5%), a Lufthansa/Swiss (-15%), a Air France/KLM (-15,2%) e Delta (-4,8%) sofreram variações negativas.

Em faturamento, a Tam liderou em volume, com R$ 134.9 milhões. Porém, recuou 4,1% em relação ao 3º trimestre de 2015, quando vendeu R$ 140.6 milhões. A American avançou 2,6%, evoluindo de R$ 103.3 milhões para R$ 106 milhões. O faturamento da United cresceu 25,6% (R$ 5,5 milhões para R$ 67,3 milhões). E o da Lufthansa/Swiss recuou 23,5% (de R$ 82,2 milhões para R$ 62,9 milhões. A Airfrance/KLM sofreu variação negativa de 23,4% (de R$ 80,1 milhões para R$ 61,3 milhões), enquanto a Delta cresceu 9,1% (de R$ 50 milhões para R$ 54,5 milhões). A Tap também registrou resultado positivo de 52% (de R$ 37,4 milhões para R$ 39,4 milhões). A Avianca evoluiu 9,2% (de R$ 29,5 milhões para R$ 32,3 milhões) e a Copa aumentou o faturamento em 16,1% (de R$ 30,1 milhões para 35 milhões).

Hotelaria Nacional – A rede BHG/Solare destacou-se na venda de room-nights e faturamento, na comparação com o 3º trimestre de 2015. Evoluiu de 53.260 para 76.396 diárias vendidas, com crescimento de 43,4%. No faturamento, saltou de R$ 13,6 milhões para R$ 18,2 milhões (+33%). A Blue Tree Hotels cresceu de 53.322 para 61.831 diárias vendidas (16,0%), enquanto o faturamento aumentou de R$ 15,2 milhões para R$ 15,8 milhões (3,9%). A venda de room-nights do Meliá oscilou de 28.312 para 31.565 (11,5%); e o faturamento foi de R$ 9,7 milhões para 10,4 milhões (7,2%).

As demais companhias hoteleiras registraram resultados descendentes. O Windsor recuou 28,6% em vendas e -31,1% em faturamento. O Bourbon decresceu -29,1% em diárias vendidas e -32,9% em faturamento. Vale registrar o desempenho do agrupamento ‘Independentes’, que representa 35,9% do market-share. O recuo nas vendas de room-nights se deu de 1.167.750 para 1.032.719 (-11,6%) e no montante de vendas caiu de R$ 214,8 milhões para R$ 179,6 milhões (-16,4%). A tarifa média da hotelaria nacional foi reduzida em 4%, ficando em R$ 212.

Outros segmentos – Na locação de veículos nacional, destaque para o desempenho da Movida, que evoluiu de 103.419 para 127.805 diárias (23,6%) e de R$ 7,7 milhões para R$ 9,6 milhões (24,2%) no faturamento. O valor médio da diária caiu 4,4%, ficando em R$ 94. Na locação internacional, o faturamento da Hertz oscilou de R$ 5 milhões para R$ 3,5 milhões (-29,7%), enquanto que o da Localiza diminuiu de R$ 94,9 mil para R$ 61,9 mil (-34,8%).

Em termos de meios de pagamento, o cartão de crédito liderou no segmento aéreo (75%), contra 25% de venda faturada. Dos 75% referentes à modalidade, 32% ficaram com a American Express. Visa (15%), MasterCard (14%) e Outros (14%). Na hotelaria e outros serviços, os cartões de crédito aparecem com 52%, contra 48% das vendas faturadas. ‘Outros cartões’ lidera com 25%, seguido do MasterCard (16%).

No cômputo geral, vale destacar a performance positiva do segmento de eventos corporativos, que evoluiu de R$ 146.112.011 para R$ 151.309.604 – variação positiva de 3,6% no 3º trimestre de 2016, na comparação com igual período de 2015.

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