Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Agências Abracorp faturam 14,7% mais no primeiro semestre; nacional é destaque

Carlos Prado, presidente, e Gervásio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp

Carlos Prado, presidente, e Gervásio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp

SÃO PAULO – As 29 agências associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registraram um crescimento de 14,7% no faturamento no primeiro semestre de 2019. Juntas, somaram R$ 5,5 bilhões entre janeiro e junho deste ano. O maior destaque ficou por conta do aéreo nacional, que saltou de R$ 1,79 bilhão em 2018 para R$ 2,2 bilhões, aumento de 24,8%.

“Tivemos um pequeno aumento de movimentação econômica, principalmente no Rio de Janeiro. O agronegócio também movimentou bastante o segmento em diversas cidades. Claro que neste final de semestre, o efeito Avianca influenciou um pouco, mas nós conseguimos atingir este crescimento de dois dígitos que era planejado”, destacou Carlos Prado, presidente da Abracorp.

A hotelaria nacional também obteve um incremento importante de 25,7%, passando de 830 milhões para R$ 1,04 bilhão. Outros segmentos também tiveram forte avanço, como seguros (77,3%), transfers (22,6%), locação de veículos nacional (20,6%) e rodoviário (56,8%). O destaque negativo ficou por conta dos cruzeiros (-49,7%).

Tabela-Geral---Abracorp---Primeiro-Semestre-2019 (1)

Diversos segmentos tiveram forte avanço, como seguros (77,3%), transfers (22,6%), locação de veículos nacional (20,6%) e rodoviário (56,8%)

Outros destaques ficaram por conta do turismo rodoviário, com um incremento de 56,8%, e o setor de seguros, 77,3%. Já o setor de cruzeiros, que chegou a registrar um aumento de mais de 100% em 2018, recuou 49,7% no primeiro semestre de 2019. De acordo com Prado, este recuo percentual se deve aos ainda baixos números do segmento, sujeito a grandes alterações com a entrada ou saída de um grande cliente corporativo

“É um segmento sazonal que acompanha o mercado MICE. Como também não é um volume tão grande, qualquer grande cliente que fechar um cruzeiro por uma semana vai impactar neste resultado”, ressalta o presidente.

A entidade apresentou também nesta terça-feira (23) o seu Plano Estratégico 2020, fundamentado em padrões sólidos de governança e cumprimento das metas estabelecidas. Complementa as realizações associativas a divulgação do Projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência), que constitui o 4º pilar voltado para a Capacitação e se junta aos outros três: Marca, Associados e Comitês. Nesse contexto, cabe salientar o dinamismo e o papel relevante dos Comitês Temáticos Abracorp, sob a coordenação de Daiana Moreira.

CAPACITAÇÃO

Também foi anunciada a parceria entre Abracorp e a 4C Solutions para o projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência) Abracorp by 4C Academy, com a finalidade de oferecer capacitações, mentorias e cursos fechados aos associados. E, também, colaborar com a sustentabilidade do mercado, oferecendo alguns cursos abertos às demais empresas e entidades do setor, com a chancela da Universidade Anhembi Morumbi. Além dos instrutores Gisela Maranhão e Lúcio Oliveira.

“Nós não somos só associados, mas componentes de uma cadeia de valor.É desta forma que pretendemos investir no IHC Abracorp. Isso surgiu do comitê de recursos humanos da Abracorp. Juntamos todos os executivos das 29 associadas e. construímos uma base dentro desta necessidade de capacitação destas empresas”, explica Gervasio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp.

O IHC já conta com uma agenda de cursos até novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife e deve chegar a todas as praças onde os associados Abracorp contam com escritórios. O projeto IHC contará também com uma página exclusiva no site da Abracorp.

Carlos Prado e Gervaso Tanabe, da Abracorp, com Elisabeth Wada, da Anhembi Morumbi, e Gisele Maranhão e Lucio Oliveira, da 4C Solutions

Carlos Prado e Gervaso Tanabe, da Abracorp, com Elisabeth Wada, da Anhembi Morumbi, e Gisele Maranhão e Lucio Oliveira, da 4C Solutions

PREMIAÇÃO

Também será apresentada a premiação Parceiro de Valor Abracorp. O objetivo é reconhecer os melhores parceiros de negócios da entidade em 2019. A divulgação dos premiados será no dia 24 de setembro, na Casa Itaim (Grupo Bisutti) e envolve as seguintes categorias: Cia Aérea Nacional; Cia Aérea Internacional; Hotel Nacional; Hotel Internacional; Locadora Nacional; Locadora Internacional; Assistência viagem, Destino MICE e Transfer.

As variáveis de análise incluem: Conformidade com os princípios contidos no Guia de Boas Práticas do Fornecedor da Abracorp; Eficiência do atendimento operacional; Eficiência do atendimento administrativo financeiro; Competitividade comercial; Tecnologia e inovação aplicadas em soluções corporativas; Qualidade do atendimento; Diferenciação da oferta de benefícios; Atratividade de produtos; e Percepção da marca.

Atualizada às 12h50

Receba nossas newsletters