Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

BWT Operadora lança novo posicionamento com base em tecnologia e comissionamento dinâmico

Adonai Arruda Filho, diretor geral da BWT Operadora, durante a coletiva de lançamento do novo posicionamento.

Adonai Arruda Filho, diretor geral da BWT Operadora, durante a coletiva de lançamento do novo posicionamento.

A BWT Operadora inicia neste mês de abril uma nova fase de sua história. Em meio às mudanças do mercado, ocasionadas pela pandemia de Covid-19, e as incertezas sobre como este mesmo mercado vai se comportar daqui para frente, a empresa quer criar bases que possam ser adotadas e seguidas por agências parcerias na retomada do setor.

“As mudanças que todos estamos falando eram situações que já eram previstas, mas que a pandemia acelerou. Esse novo posicionamento vai quebrar alguns paradigmas de atuação do mercado de operadora, porque há políticas que existem há 30 anos de forma igual e vamos mudar, em alguns pontos radicalmente”, afirma Adonai de Arruda Filho, diretor geral da BWT. “Hoje o nosso novo posicionamento é a BWT como inteligência em viagens”, completa.

Este novo posicionamento acontece em um momento representativo, no ano que a BWT completa dez anos de atuação com operadora, marcando sua consolidação como uma das principais empresas do segmento. Atualmente a empresa conta com cerca de 2 mil agentes de viagens ativos em sua base e representação em 11 cidades. Além da sede, em Curitiba, a Operadora conta com escritórios em Joinville, Vitória, Manaus, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de representantes home office em Londrina, Maringá, Sorocaba, Campo Grande.  A operadora também conta com um incoming em Orlando, nos Estados Unidos.

Adonai Filho conta que essa mudança da BWT foi motivada por uma preocupação com o setor. “Esse caixa gerado por meio da compra de mercado baseado em comissão não será suficiente para pagar o giro e ainda sustentar remarcações com uma média de 25% de déficit. Não podíamos ficar de braços cruzados, vendo, mais uma vez, agências de viagens quebrando e pedindo ajuda para reacomodar clientes que ficaram no chão”, destaca. Por isso, grande parte da estratégia da operadora vem da capacitação e conscientização.

As novidades da operadora serão apresentadas ao mercado durante o mês de abril, por meio de eventos e reuniões on-line.

COMISSIONAMENTO DINÂMICO

Uma das bases desta transformação é o comissionamento dinâmico, sugerido pela operadora na venda, que pode variar entre 5% e 20%. O valor varia de acordo com fatores como busca pelo produto e preços praticados por outros fornecedores que realizam venda direta, chegando a uma média que resulte me um valor competitivo. A prática, no entanto, funciona como um preço sugerido, podendo ou não ser seguida pela agência de viagens e dando a liberdade de cada uma praticar esse percentual de acordo com perfil do cliente e do produto.

Além de uma tendência de mercado, essa tarifa flutuante busca dar mais liberdade e, de acordo com Adonai, quebrar um histórico de comissionamento fixo em que as operadoras viram commodities e são escolhidas pela agência com base na porcentagem do comissionamento.

“A política flutuante já é uma realidade, praticada por companhias aéreas e hotéis. Até a Disney passou a variar a tarifa de acordo com a busca. A operadora virou de certa forma uma commodities. A escolha é por comissão, uma da 12%, outro 14% e outro 20% e o que ocorre é uma perda de qualidade no produto”, afirma o direto geral. “O agente pode até estar fechando muitas vendas, mas está perdendo muitas para a internet, que é a real concorrência. O passageiro está comprando sozinho, enquanto a agência está preocupada com a porcentagem de comissão da operadora, que acaba indo para o preço final. Quando não vai pro preço há um risco de quebra e de o passageiro ficar no chão”, salienta.

Comissionamento btw

A ideia é mesclar o BI (businnes intelligence) com o conhecimento de mercado da equipe para traçar o perfil de produtor de acordo com histórico tendências e a região de comercialização para definir preços em tempo real. “Dentro disso, temos um departamento de produtos que vai trabalhar isso. Vamos ter um leque de opções para ter preços competitivos e ofertar para agências”, ressalta Adonai.

Outra novidade deste pilar são as “Super Semanas BWT”, 12 semanas durante o próximo ano. Sempre na segunda semana de cada mês a operadora realizará uma ação focada em algum destino ou produto, com vantagens para o cliente final e para a agência de viagens.

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

Dentre as inovações propostas pela BWT está o Programa de Aceleração de Vendas, iniciativa desenvolvida para classificar as agências por nível de potencial e necessidade, ou seja, a operadora passar a atender e estar mais presente auxiliando seu parceiro em diversas etapas, como no plano cooperado de marketing digital em níveis e oferta de portal de venda on-line.

A proposta inclui ações comerciais que vão desde a criação de produtos específicos, site próprio, motores de busca em site de agências, ações nas redes sociais geradas automaticamente e até anúncios em veículos de comunicação, como rádio, TV e jornais.

Para fazer parte do programa é necessário ser uma agência ativa BWT e realizar a inscrição, que inicia este mês. Nesta inscrição, o profissional preencherá a um formulário para que seja possível identificar em que perfil sua agência se enquadra

“Dentro do perfil de cada agência, a gente vai focar cada tecnologia e esse investimento em marketing cooperado para que todos venhamos a crescer juntos. É importante definir esse perfil, pois sabemos que existem agências com zero presença digital, então não adianta uma campanha digital, mas sim uma focada no perfil dele”, explica o diretor.

TECNOLOGIA 

Os outros dois pilares desta transformação são o investimento em tecnologia na ordem de R$ 5 milhões trouxe agilidade, mobilidade, atualização em tempo real e interatividade nas negociações on-line com a operadora. Entre as inovações de destaque estão o processo de cotações salvas, que evitam o retrabalho na hora de atualizar o preço de uma cotação feita anteriormente. Destaque também para o processo que possibilita o preenchimento automático de contratos de acordo com as reservas, a integração de sistemas de front e back office e a modernização dos meios de pagamento.

Para a BWT, Compliance, adequação à LGPD, inteligência de mercado, valorização das pessoas e investimento em tecnologia, que definem esta mudança, irão ditar uma nova forma de trabalhar das operadoras.

Detalhes do investimento em tecnologia da BWT

Detalhes do investimento em tecnologia da BWT

Matéria atualizada às 14h10

Receba nossas newsletters