MANAUS – Renato Kido, fundador da ViagensPromo reforçou, nesta sexta-feira (6), o novo momento de negócios da operadora e sua relação com os parceiros, garantindo que as agências terão liberdade para definir o próprio comissionamento por venda, utilizando o VP Pay, uma solução desenvolvida em parceria com a fintech Faturepag.
“A ViagensPromo não ganha na operação, ela ganha na transação. Quero dar liberdade para vocês ganharem mais. Hoje, as comissões estão limitadas a margens que não consigo melhorar, mas estamos virando um banco e repassando o custo financeiro para vocês. Assim, cada agência define sua margem, e os pagamentos são feitos no dia seguinte às vendas, com isso, vocês vão ganhar o quanto quiserem”, afirmou Kido.
A estratégia é sustentada pelo Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), criado, em outubro, em parceria com a Faturepag, com um montante anual de R$ 1,5 bilhão. Esse fundo conta com a participação de cotistas de bancos tradicionais e com a assessoria da Apoena Securitizadora e Cesar Capital, além de uma securitizadora de R$ 120 milhões para garantir a sustentabilidade financeira da operação.
Fundo de Investimento
Segundo Kido, o fundo permitirá à ViagensPromo negociar melhores condições com fornecedores e companhias aéreas, oferecendo tarifas mais competitivas às agências. “O FIDC me dá mais força para trabalhar com vocês. Ele viabiliza pré-compras de reservas e passagens com condições comerciais mais vantajosas, garantindo maior fluxo de clientes e segurança para nossas operações no futuro”, disse.
A ViagensPromo reforçou seu compromisso com o crescimento sustentável, destacando que o FIDC e o VP Pay garantem maior previsibilidade financeira e eficiência fiscal. As operações estão sendo ajustadas para implementar processos mais robustos de pagamento a fornecedores e fortalecer parcerias estratégicas.
“A criação do FIDC e da securitizadora nos dá segurança para evitar perdas, como as causadas pela falência de grandes parceiros no passado, e nos posiciona para um crescimento sustentável no futuro”, finalizou Kido.
Esse fundo permitirá que a ViagensPromo:
- Obtenha condições comerciais mais favoráveis através de pré-compra de reservas, com taxas de financiamento mais competitiva e maior prazo, revertendo em tarifas mais atrativas às agências de viagens e maior fluxo de clientes aos fornecedores do turismo através de nossa operadora;
- Amplie seu poder de pré-compra de passagens junto às companhias aéreas, também garantindo à operadora menor custo de financiamento de produtos;
Tenha eficiência fiscal, ajudando a melhorar o seu fluxo de caixa; - Tenha mais oportunidades para fortalecer parcerias comerciais com agências de viagens mais estratégicas do turismo;
- Segurança financeira a todas as operações da ViagensPromo hoje e no futuro, para continuar em crescimento sustentável;
- Tenha acesso a processos robustos de pagamento a fornecedores, ainda a serem implementados, e cujas adequações já estão sendo feitas em processos internos da operadora para essa transição.
Pioneirismo com o VP Pay
O VP Pay, maquininha de pagamento voltada para o setor turístico, disponibilizada gratuitamente a mais de 6 mil agências de viagens no Brasil, além de simplificar transações financeiras, a solução permite o aumento progressivo da comissão das agências, alcançando até 25% por venda, dependendo do volume de operações.
“A comissão cresce à medida que as transações são realizadas pelo VP Pay, além disso, o pagamento é feito no dia seguinte, eliminando a periodicidade semanal tradicional. Nosso objetivo é oferecer flexibilidade e melhorar a margem de lucro das agências parceiras”, destacou o fundador.
A ViagensPromo vai virar um banco?
Kido ressaltou que a nova estratégia busca enfrentar a concorrência direta de hotelarias e companhias aéreas, que priorizam vendas diretas. “Estamos nos posicionando como um banco. Isso nos permite oferecer condições mais atrativas às agências, ampliando a competitividade e fortalecendo as parcerias.”
Testes iniciais já demonstraram resultados promissores, com algumas agências parceiras atingindo o teto de comissão. A solução também prevê maior transparência, com taxas de parcelamento exibidas no sistema, permitindo que as agências planejem seus ganhos de forma detalhada.
VP Celebration
Os esclarecimentos foram compartilhados durante o VP Celebration, que ocorre entre os dias 6 a 9 de dezembro, com 52 agências de viagens presentes no TOP 50 da empresa, a bordo do Grand Amazon, embarcação da rede Iberostar, que navegará por Manaus. Vale ressaltar, que os premiados foram definidos com base nos resultados da campanha anual de vendas, definindo aqueles que tiverem o melhor desempenho. Confira no site do M&E a cobertura completa.
*O M&E viaja com proteção da GTA