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Agências e Operadoras / Serviços

Confiança do consumidor cai 10% em abril

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Incertezas provocadas pela pandemia afetaram o índice.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 10% de março para abril em meio a pandemia de coronavírus (Covid-19), de acordo com informações divulgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que representa 1,8 milhão de empresários. O indicador apresentou recuo pelo segundo mês consecutivo e também é 8% inferior na comparação com abril de 2019.

O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que caíram, respectivamente, 12,1% e 9,1%. No comparativo anual, as quedas foram de 3,6% e 10,1%. Para calcular o índice, foram ouvidos 2,1 mil consumidores do município.

A baixa do Índice de Consumo das Famílias (ICF), também medido pela instituição, foi de 7% neste mês e de 1,1% em relação a abril de 2019. Em março, o ICF somava 106,2 pontos, que caíram para 98,8. Os itens que se destacaram mais fortemente foram momento para duráveis (-15,5%) e perspectiva de consumo (- 9,4%). São analisados mais cinco itens: emprego atual; perspectiva profissional; renda atual; acesso ao crédito e nível de consumo atual. No caso do ICF, a amostragem é de 2,2 mil habitantes.

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