.
.

Após quatro anos à frente da presidência da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa); Eduardo Barbosa se despede de seu cargo. No dia 31 de maio uma nova diretoria será eleita para o biênio 2011-2013. Em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS; ele fez um balanço de sua gestão e contou as maiores realizações da entidade e os futuros desafios que virão para os próximos gestores. Barbosa começou seu balanço falando do momento que o Brasil vivia quanto ele assumiu a Braztoa. “Era um momento muito bom para o mercado brasileiro; economicamente e institucionalmente. Haviam mais consumidores e crescimento de renda; porém; existia uma incerteza quanto ao novo modelo de distribuição. Cortes nas comissões e democracia na internet eram questões novas”; lembrou.

Um dos pontos que Barbosa destacou foi a preocupação em valorizar os operadores devido as mudanças que o setor sofreu. Para o presidente; este foi o trabalho mais importante realizado nesses últimos quatro anos pela entidade. “Nosso trabalho foi mostrar que os operadores e agentes têm e continuarão tendo a sua importância no mercado de turismo e na organização do produto turístico. O profissional é insubstituível”; disse. Outro ponto destacado foi a busca por novos associados e a transformação da Braztoa em uma entidade cada vez mais forte nacionalmente. “Não ficamos esperando que os operadores viessem nos procurar. Fomos atrás dos que estavam de de acordo com nossos princípios para se associarem”; contou. Nesse período a Braztoa passou de 67 para 84 associados; tendo como foco o mercado fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. “Das 12 empresas fora desse eixo que são associadas; oito delas foi durante essa gestão); disse.

Barbosa ainda citou dois grandes marcos de sua gestão. A realização do benchmarking de tecnologia; em New York; que subsidiou avanços significativos aos operadores brasileiros em relação ao uso de novas tecnologias como ferramenta de trabalho; e conquista da criação do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) em parceria com a Seguradora Interface. “Este era uma luta já de outras gestões; que sabia da necessidade de termos um seguro que desse respaldo para a atividade dos operadores”; declarou.

Ainda durante sua gestão; dois novos produtos foram formatados mas serão lançados somente após sua saída. Um deles é o 1º Anuário Braztoa; que reunirá dados de todos os seus associados e que contribuirá para uma melhor analise do mercado de turismo. “Entendemos que este era um trabalho benéfico para o segmento. Por isso; desde 2010 estamos reunindo dados; que agora estão em fase final de edição; que dará subsídios para melhorar a atividade”; informou. O anuário ainda não tem data certa de lançamento. Outro produto ainda para ser lançado é o Projeto de Sustentabilidade. “A Braztoa já promove atividades junto a seus associados para que eles possam desenvolver uma gestão interna que minime impactos socioambiental. Em uma segunda etapa; esse projeto se estenderá para que os fornecedores da cadeia produtiva aprimorem seus serviços e produtos pensando na sustentabilidade”; explicou.

O presidente ainda citou outros projetos de sucesso da Braztoa: Caravana Brasil Nacional; Caravana Brasil Internacional; Vai Brasil; Viaja Mais Melhor Idade e o Bem Receber Copa. “Na minha opinião; o Caravana Brasil Nacional é o projeto que mais trouxe benefícios para os agentes e operadores. Através dele foi possível conhecer destinos e interagir com o trade local. Essa troca de experiência é muito enriquecedora. O projeto chegou ao seu término; mas queria muito ver a sua continuidade”; revelou.

Perguntado sobre as expectativas e desafios para a nova gestão; o presidente disse: “A nova gestão tem tudo para avançar muito mais do que esta. Falo isso com segurança porque o mercado cresceu e existe um monte de consumidores querendo viajar. Por isso; os futuros gestores têm tudo o que precisam para desenvolver um excelente trabalho. É continuar ousando para avançar”; declarou. Segundo Barbosa a convocatória para as eleições sai hoje (19/05). Até o momento só existe uma chapa que concorrerá a diretoria; liderada por Marcos Ferraz; da Monark.

Encontro Comercial Braztoa – Eduardo Barbosa disse estar muito contente com os resultados apresentados nas últimas edições do ECB. “A evolução do evento é real e o mercado pode ver que a intenção da promoção do trabalho dos agentes e operadores tem o foco no consumidor final. Essa evolução se deu porque a diretoria sempre teve muita ousadia e esteve o tempo todo testando novidades e se antecipando a tendências”; disse. Ele citou como exemplo os fóruns durante o ECB; que trouxeram a discussão assuntos como luxo; tecnologia; incentivo; comissão zero; redes sociais e muitos outros. Para o presidente; o engajamento em tono do profissionalismo é grande para que o trade se adapte ao novo cenário de distribuição que se apresenta.

            

Eduardo Barbosa