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Agências e Operadoras / Destinos

Embratur e Amazon discutem fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil

Joana Almeida e Sousa esteve na sede da Embratur, em Brasília, onde conversou com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e equipe

Joana Almeida e Sousa esteve na sede da Embratur, em Brasília, onde conversou com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e equipe

A Embratur e a Amazon Studios na América Latina discutiram o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Os dois também falaram sobre a importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiências turísticas do país.

Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.

Também foi debatida a importância de o Brasil ter mais film comissions estaduais, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções. “O turismo no Brasil responde a 8% do PIB. Então, somos um país que tem um turismo muito forte. E nós temos um audiovisual muito forte também. O que precisamos fazer é promover esse encontro entre esses dois setores”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Experiência internacional

Freixo tem participado de uma série de reuniões com órgãos do governo, entidades e com representantes de outros países para fomentar o debate sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional.

A intenção é que, com a experiência de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um órgão correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no país. Nesse caso, a comissão espanhola atuará como consultora para ajudar a Agência a estruturar o órgão, que trará as produções internacionais com apoio logístico e estímulo fiscal aos realizadores.

Ações nacionais

Em outubro, a Embratur passou a integrar, oficialmente, o Conselho Superior de Cinema. A diretora de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil, participou da posse dos novos membros do conselho, representando Freixo. Com paridade de gênero, 24 conselheiros têm a atribuição de auxiliar na definição da Política Nacional do Cinema e aprovar as diretrizes para o desenvolvimento do setor pelos próximos quatro anos.

Ainda em outubro, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Freixo destacou, durante o encontro, a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coreia do Sul e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia, e atingido bons resultados”, destacou.

No mesmo mês, em outro encontro, dessa vez com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a criação de um fundo para financiar produções também esteve na pauta. Tarciana destacou, à época, que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e poderia ser um ator importante nessa estratégia.

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