Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Entidade ameaça ir à justiça por cancelamentos de reservas da Turnet

A Protur afirma que, em prol de seus associados, está disposta a tomar medidas judiciais para a proteção e reparação de danos que venham a acontecer.

A Protur afirma que, em prol de seus associados, está disposta a tomar medidas judiciais para a proteção e reparação de danos que venham a acontecer

Após a suspensão das atividades da Turnet, começam a surgir diversos casos por todo o Brasil em que os meios de hospedagem estão cancelando reservas já confirmadas e faturadas, e até mesmo exigindo dos clientes um pagamento acima do acordado com a operadora.

Em contrapartida, a Associação de Defesa dos Direitos dos Agentes e Consumidores de Serviços de Viagens e Turismo (Protur) emitiu uma nota pública, na manhã desta segunda-feira (20), solicitando que toda a rede hoteleira siga honrando as reservas confirmadas e já faturadas pela operadora. Além da exigência do cumprimento dos serviços acordados, a Protur afirma no comunicado que, em prol de seus associados, está disposta a tomar medidas judiciais para a proteção e reparação de danos que venham a acontecer.

“Hoteleiros que haviam ‘confirmado a reserva’ com pagamento faturado contra a operadora, ou seja, que ‘aprovaram o crédito’ desta operadora, agora ante o risco de não recebimento do pagamento estão cobrando o pagamento da agência de viagens ou até mesmo do próprio consumidor, inclusive cobrando valores de balcão ou acima daqueles preços que foram negociados com a referida operadora, conduta que merece total reprovação de todo o Trade. A Protur entende que a conduta dos hoteleiros em condicionar a manutenção da reserva ao pagamento pelo agente ou pelo consumidor é irregular e contraria princípios e disposições do Código de Defesa do Consumidor”, afirma o comunicado.

Na última semana, sete entidades do setor de Turismo divulgaram um comunicado afirmando que estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos da suspensão das operações da Turnet e, principalmente, nas agências de viagens. Entre elas, Braztoa, Abav Nacional, Abav-SP, Abracorp, AirTkt, Avisep e Avirrp.

Confira o comunicado da Protur na íntegra

82877915_862650117526703_4816195327222611968_o

Receba nossas newsletters