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Agências e Operadoras

Faturamento das agências Abracorp sofre queda de 6,5% em 2016; veja detalhes

Gervásio Tanabe, Alexandre Castro, Eduardo Vasconcelos Neto, Rubens Schwartzmann, Sérgio Linares e Luis Vabo, da Abracorp

Gervásio Tanabe, Alexandre Castro, Eduardo Vasconcelos Neto, Rubens Schwartzmann, Sérgio Linares e Luis Vabo, da Abracorp

A Abracorp registrou um volume de vendas em 2016 de R$ 10.714.409.733. O valor apresenta uma queda de 6,5% em comparação com 2015, quando a associação somou R$ 11.458.570.130. Dentre os números, apenas o segmento de serviço registrou aumento no faturamento, com um leve crescimento de 0,3% frente a 2015, conforme anunciado nesta quinta-feira (26/01) no Hotel Jaraguá. Veja abaixo em detalhes a pesquisa da Abracorp.

Aviação – O setor aéreo (nacional e internacional) fechou o ano de 2016 com queda de 5,6% em vendas em comparação com o ano anterior. O valor total do faturamento foi de R$ 7,1 milhões.
A nível nacional, a Azul foi a única companhia que apresentou crescimento das vendas, com aumento de 5,7% (faturamento total de R$ 1,183 bilhão). Já as demais companhias apresentaram quedas. Apesar da queda de 4% em vendas, a Gol se manteve como líder de vendas, com um faturamento total de R$ 1,237 bilhão e 30,5% do market-share. Na sequência esteve a Latam, com queda de 13,3% em vendas, faturamento de R$ 1,195 bilhão e 29,5% de market-share; Azul, com 29,2% do market-share; e Avianca, queda de 6,7% em vendas, faturamento de R$ 394,7 milhões, e market-share de 9,7%. O tíquete médio sofreu variação de -1,4%, mantendo-se a R$ 574.

No Internacional, a Latam foi a companhia que liderou o market-share, representando 16,5% do mercado. Seguida por American Airlines (12,2%) e Airfrance (8%). O número de bilhetes vendidos caiu 5,8% e o faturamento também registrou queda de 5,1%, totalizando R$ 3,068 bilhões.
Hotelaria – Com queda de 12,3% nos pernoites de hotéis nacionais e diminuição de 12,6% nas vendas, a hotelaria também passou por dificuldades. Entre os hotéis mais vendidos, permaneceu a escolha pelos hotéis independentes (37,1% das vendas), seguido pelas outras redes (23,4%) e Accor (13,1%). O valor médio da diária manteve-se igual ao ano anterior: R$ 222. A nível internacional, o número de pernoites também retraiu, com diminuição de 6,7% e queda de 6,3% nas vendas. Em números gerais, o segmento registrou queda de 11,5% em vendas, um total de R$ 2,3 bilhões.

Locadoras – Não diferente dos outros segmentos, o serviço de locação de automóveis também teve queda de vendas, com retração de -9,5% nas vendas nacionais e -1,7% no internacional.
Entre as companhias que mais se destacaram no Brasil estão a Localiza, com 51,3% do market-share, embora a empresa tenha registrado queda de 16,2% nas vendas. Já a Movida, por sua vez, foi a única companhia a apresentar crescimento de vendas, com aumento de 37,1%. O que a posicionou em segundo lugar entre as mais vendidas, com 23,5% do mercado. Para o presidente da Abracorp, o desempenho da Movida se deu pela sua expansão de mercado.

No internacional, a Hertz manteve a liderança, com 41,4% do mercado, porém com queda de 6,3% em vendas.

Transfers – O segmento de transfers surpreendeu com o crescimento de 21,2%, com um faturamento total de R$ 30,7 milhões. A Shift foi a empresa que mais se destacou, com 24% do market-share. Entretanto, a Abracorp apontou que ainda há um grande volume de vendas espalhado em diversas empresas, cerca de 65% do market-share.

Habitualmente este segmento de locação e transfers representa apenas 1% do faturamento total da Abracorp. Em 2016, entretanto, o número de transações cresceu quase 60%, representando 2% do faturamento total (R$ 236,1 milhões). “Isso mostra que os brasileiros estão usando mais o serviço de locação de carros e transfers”, pontua Gervásio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp.

Outros serviços – Entre os serviços de eventos, cruzeiros, assistência, lazer e outros, o que se destacou foi o segmento de Eventos, voltado para o setor MICE. Com alta de 20,6%, o número de eventos foi o único a apresentar crescimento, principalmente no internacional. Já os outros apresentaram quedas. O setor foi responsável por um aumento de 0,3% em 2016 frente à 2015, somando R$ 990,3 milhões.

Entre os segmentos de maior representatividade do faturamento total estão: Aéreo (67%), hotelaria (22%), serviços (9%) e locadoras e transfers (2%).

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