Com tantas opções de compras online, as OTAs precisam se destacar de alguma forma. No caso da Laselva Viagens, a estratégia é oferecer tecnologia de ponta para seus clientes visando facilitar cada vez mais a compra de seus produtos por meio do site. Segundo Guilherme Miranda, gerente geral, o e-commerce cresce muito no Brasil – em media 18 ao ano – e ter um ambiente simples e seguro é fundamental para alavancar as vendas. “Nos Estados Unidos, 98% da população compra online. No Brasil, esta número é muito inferior e há mercado para crescer no segmento. Para isso, é preciso investir em melhorias que facilitem a busca do cliente”, disse.
O negócio das OTAs no Brasil está tão pujante que a Laselva Viagens lançou há cerca de 15 dias sua nova plataforma. “A receptividade do mercado foi tão boa que decidimos antecipar o lançamento dessa nova plataforma, quando na verdade o plano era de médio prazo”, contou, sem querer revelar os números dos últimos quatro meses desde o início das operações da agência online. Entre as inovações no site está o novo layout, mais simples e interativo. “Em apenas três etapas – busca, seleção e compra – de até seis minutos o cliente finaliza seu pedido. E a facilidade está na busca inteligente do site: com os dados inseridos o site apresenta outras opções na mesma tela, sem necessidade de uma nova busca”, comentou.
A cerca de um mês e meio, a Laselva Viagens também lançou seu perfil nas mídias sociais e já possui quase 3500 fãs – com um alcance acima de 9 mil por meio de viral. “Lançamos ainda uma campanha cultural onde o ganhador leva pra casa um relógio Mormaii”, disse. O intuito é alavancar a marca e a imagem da OTA no mercado. Segundo Miranda, atualmente, o site oferece produtos dinâmicos como aéreo, terrestre e pacotes; além de seguro, locação, cruzeiro e circuitos europeus. O carro chefe é o internacional, sendo Miami e Buenos Aires os principais produtos vendidos. “Temos conexão com três plataformas de fornecedores, então podemos oferecer um número muito grande de produtos e serviços”, ressaltou.
Pensando ainda em atender melhor os clientes, a OTA lançará no primeiro semestre do ano um novo produto de benefícios. “A ideia é dar vantagens ao consumidor final. Ja estamos conversando com um grande player do mercado, mas é cedo para comentar mais”, antecipou Miranda.
Concorrência – Para o gerente, o mercado brasileiro de viagens é muito amplo. E mesmo com a chegada de muitas OTAs, há espaço para todos trabalharem, inclusive com as agências físicas. “Não há competição. Cada empresa tem o seu perfil de cliente e a internet só veio para agregar”, falou. Segundo ele, o histórico de comportamento do consumidor está mudando e cada vez mais eles optarão por comprar no conforto de seus lares, assim como fazem os americanos. “Mas sempre haverá aqueles que ainda preferem o contato com as agências físicas, por isso, cada um manterá o seu público”, completou.
Lojas físicas – Apesar da Laselva Viagens contar com um estrutura já conhecida há 65 anos no mercado dentro dos aeroportos com suas livrarias, a ideia por enquanto não é se utilizar delas para vendas de viagens. “Nossos funcionários dos aeroportos estão treinados para sanar dúvidas e ajudar os clientes, porém, não é nossa ideia ainda vender nessas lojas”, comentou. Mas essa não é uma ideia fora de cogitação, apenas um plano para médio e longo prazo.