Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Michelão, ícone do Turismo, completa 80 anos

Michel Tuma Ness

Michel Tuma Ness

No último dia 1º de outubro Michel Tuma Ness completou 80 anos. Normalmente, quando citamos o nome de algum líder ou executivo, ele vem acompanhado do cargo que ocupa e da empresa. Michelão, no entanto, não precisa disso. É simplesmente Michelão, que já passou por diversas funções e segue agregando ao trade. Nesta quinta-feira (08), o Conselho Municipal de Turismo de São Paulo (Comtur) fez uma homenagem online a Michel, na qual ele contou um pouco de sua trajetória.

Michelão, hoje octagenário, é presidente da Fenactur e do Clube do Feijão Amigo, além de ter uma vitoriosa história no Turismo. Começou a trabalhar aos nove anos como engraxate até assumir a presidência da Transbrasil em 2002, quando acabou ficando apenas uma semana no cargo. Antes disso, Michelão fez carreira como vendedor, comercializando desde cintos, sapatos, máquinas de lavar, esparadrapos, até anúncios nas Listas Telefônicas.

Entrou no Turismo pelas mãos de um amigo de infância, o Tasso Gadzanis, que na época trabalhava no Banco Econômico. Após isso, Ness passou a vender pacotes para a Copa do Mundo. Depois disso ele criou a sua própria agência, a Status. E foi dentro dela que surgiu o Clube do Feijão Amigo.

Em 2015, lançou um livro de gastronomia com as suas receitas favoritas. Há alguns anos transformou um hobby em negócio com a Mortadela do Michelão, presente em diversos eventos do Turismo, inclusive em estandes do M&E em feiras do setor.

Receba nossas newsletters