Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Missão da Abav: agências compartilham expectativas ao participar da Fitur 2025

Corredores lotados da Fitur de 2024 (Eric Ribeiro/M&E)

Corredores lotados da Fitur de 2024 (Eric Ribeiro/M&E)

A Abav Nacional promoverá uma Missão Comercial durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de janeiro, no Ifema. O objetivo da ação é fomentar oportunidades de negócios para associados, aprimorar o setor de agenciamento de viagens e fortalecer o turismo brasileiro. Participam do evento as empresas associadas: Brazil Amazon Turismo; Cia do Turismo; Daybrasil Turismo/Taguatur Turismo; Decolando Turismo; Essenciale Viagens; Globaltour Viagens e Turismo; Impacto Ecoturismo; Pampulha Turismo; Promotional Travel; e Time to Travel.

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional (Bruno Renzi/M&E) FITUR

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional (Bruno Renzi/M&E)

“Esta é uma iniciativa pioneira da Abav Nacional. Escolhemos a Fitur como um piloto para aprimorar a logística e os critérios de seleção da nossa missão internacional, garantindo que, no futuro, possamos alcançar nossos mais de dois mil associados em todo o Brasil”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Abav Nacional, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.

Missão Abav: Orgulho em participar

A Missão Abav na Fitur ressalta o empenho das agências brasileiras em se posicionar estrategicamente no mercado internacional, evidenciando uma abordagem voltada para o crescimento sustentável e de longo prazo do setor. O M&E entrou em contato com todas as empresas selecionadas para entender suas perspectivas; entretanto, até o fechamento desta matéria, nem todas haviam respondido.

Entre as agências que compartilharam suas expectativas, prevalece um sentimento de otimismo, com foco na diversificação de mercados, no fortalecimento de parcerias e na promoção de destinos nacionais que combinam sustentabilidade, riqueza cultural e atrativos de ecoturismo. Veja abaixo as declarações.

Brazil Amazon Turismo

abav fitur

Alex Flávio, diretor da Brazil Amazon Turismo

“Para nós, estar entre as dez agências escolhidas em um edital envolvendo presidentes e parte da diretoria das associações do setor é motivo de muita honra. Essa seleção marca o início de um novo projeto que esperamos que dê muito certo, ampliando ainda mais a participação de associados em todo o Brasil. Ser pioneiros nesse projeto nos deixa muito felizes e honrados.

Desde o início da Brazil Amazon, sempre apostamos em duas estratégias principais. A primeira foi nos associarmos a uma entidade de peso, como a Abav, o que fizemos com apenas dois meses de empresa. A segunda é participar ativamente de feiras de turismo. Como diz o ditado, ‘quem não é visto, não é lembrado’. O networking que construímos nas feiras, muitas vezes, gera resultados a médio e longo prazo, mesmo quando não percebemos de imediato. Claro, em alguns casos conseguimos fechar vendas na hora, mas o valor real está nas conexões que criamos ao longo dos anos.

Já participamos de cinco edições da BTL, em Lisboa, e agora estamos muito animados para fazer nossa estreia na Fitur, na Espanha. Vemos grande potencial no mercado espanhol para atrair turistas para a Amazônia. Além disso, participar de feiras internacionais fortalece a imagem da empresa. O cliente percebe o quanto estamos nos qualificando e buscando novos produtos até fora do país, o que agrega muito valor à nossa marca.

Durante a Fitur, vamos promover a Amazônia e também Belém, que é a nossa sede. Belém sediará a COP30, o maior evento da história da cidade, em novembro deste ano. Vamos aproveitar essa oportunidade para atrair clientes interessados em participar da COP30 e também divulgar nossos roteiros de ecoturismo e natureza. Nosso foco estará na COP30 e na Amazônia, que são as nossas maiores bandeiras.

A expectativa com a Fitur é abrir um novo mercado e criar parcerias estratégicas, especialmente com empresas locais da Espanha. Temos uma relação consolidada com Portugal, participando da BTL devido ao voo direto da TAP e às conexões culturais entre Belém e Portugal. Agora, nosso objetivo é explorar o mercado espanhol e construir novos laços. Estamos confiantes de que essa nova experiência será um marco importante para a Brazil Amazon.” – Alex Flávio, diretor da Brazil Amazon Turismo.

Essenciale Viagens

abav fitur

Marília Patriota, diretora da Essenciale Viagens

“É uma honra imensa para a nossa agência ser selecionada entre as dez agências que representam o Brasil em um projeto tão inovador e estratégico que será a Missão Comercial Internacional Fitur da Abav Nacional, mostra o reconhecimento do nosso trabalho ao longo de mais de uma década. É também uma oportunidade única de levarmos a força do turismo brasileiro para o cenário internacional, destacando a diversidade e a riqueza que temos a oferecer. Não posso deixar de enaltecer o momento que nossa Cidade, João Pessoa, está vivendo, apesar de sermos uma agência emissiva, somos só orgulho!

Esta será nossa primeira participação em uma feira fora do Brasil. É um espaço onde podemos nos atualizar sobre as tendências globais, entender as demandas de diferentes públicos e fortalecer parcerias estratégicas para o momento e para novos negócios. Vejo que é sempre um plantar de sementes para render frutos para os nossos negócios.

Como Agência emissiva, a Essenciale Viagens buscará oportunidades de networking e parcerias estratégicas para expandir nosso portfólio de produtos e fornecedores. Além disso, como presidente da Abav Paraíba, tenho como objetivo trazer novas oportunidades de negócios que beneficiem nossos associados de forma ampla e estratégica.

Esta será a nossa estreia, e estou muito entusiasmada. É a realização de um sonho, estar presente em uma feira tão emblemática. Minha expectativa é que eu possa aproveitar todas as oportunidades que a feira vai proporcionar, fazer muito network, ficar atualizada com as novidades do mercado, para que eu possa aplicar isso tanto para o crescimento da agência quanto para trazer mais força ao setor de turismo que representamos. Estou pronta para viver este Evento!” – Marília Patriota, diretora da Essenciale Viagens.

Impacto Turismo

abav fitur

Ney Gonçalves, diretor da Impacto Ecoturismo

“Nossa participação será fundamental para o início deste projeto, que proporcionará às nossas empresas o fomento comercial. Não apenas eu, mas também todos os colegas que estarão presentes poderão trocar experiências e gerar bons negócios para nossas organizações. O trabalho realizado na FIT será essencial para incentivar a adesão de outros associados a esse projeto em eventos futuros.

Para o meu negócio, essa iniciativa é crucial, já que 70% dos clientes que recebemos no Pantanal e em Bonito são estrangeiros, sendo a maioria proveniente da Europa. Meu objetivo é divulgar e promover o principal produto de ecoturismo que oferecemos: a contemplação da fauna e flora do Pantanal, tanto no norte quanto no sul, por meio de safáris fotográficos, passeios para observação de onças, cavalgadas, observação de aves e outros tours. Além disso, destacamos as águas cristalinas da Serra da Bodoquena e Bonito, com opções variadas de passeios em grutas, cachoeiras e trilhas, em uma região considerada a capital do ecoturismo no Brasil.

Estamos bastante otimistas, pois já participamos de outros eventos e reconhecemos a importância de divulgar destinos brasileiros por meio de uma comunicação eficaz entre vendedores e compradores. No entanto, vale ressaltar que a maioria das empresas de receptivo são de pequeno e médio porte, enfrentando altos custos para participar de feiras internacionais, o que muitas vezes inviabiliza sua presença. Um dos principais objetivos deste projeto é justamente oferecer aos pequenos e médios empresários a oportunidade de fomentar seus negócios.” – Ney Gonçalves, diretor da Impacto Ecoturismo.

Pampulha Turismo

abav fitur

Peter Mangabeira, diretor da Pampulha Turismo

“Está será a primeira vez que estamos participando presencialmente de uma feira Internacional, porém já enviamos materiais através de nossas secretarias de turismo, com resultados positivos. É com muito orgulho que a Pampulha Turismo irá representando o turismo de Minas Gerais junto à missão Fitur da Abav Nacional, isso é o reconhecimento da tradição e da força da nossa empresa que está há 67 anos atuando no mercado receptivo do nosso estado.

A importância de estarmos numa feira Internacional é muito grande, pois o mercado europeu representa muito para o nosso estado, que possui 60% de todo patrimônio histórico nacional, o que interessa muito ao público da Europa no geral. Nós iremos promover nossos principais destinos como o Inhotim, as cidades históricas, Belo Horizonte e a nossa gastronomia, principalmente o queijo que foi eleito no final de 2024 como patrimônio imaterial do mundo pela Unesco. Nossa expectativa é a geração de negócios, não só para nossa empresa, mas para o Estado de Minas Gerais e o Brasil em geral, pois atraindo o turista para Minas, com certeza ele visitará outros destinos no Brasil.” – Peter Mangabeira, diretor da Pampulha Turismo.

Promotional Travel

Sem titulo 1 Portuguese 2 Missão da Abav: agências compartilham expectativas ao participar da Fitur 2025

Luiz Strauss, CEO da Promotional Travel

“Considero esse projeto da Abav Nacional muito relevante e interessante, pois apoia e fomenta a qualificação profissional de suas associadas. É uma oportunidade crucial para atualização sobre tendências, estudo de novos destinos e reencontro com parceiros estratégicos. Como uma empresa que atua em diversos segmentos da indústria do turismo, como TMC, DMC e MICE, estaremos focados em apresentar e promover nossos produtos e destinos aos parceiros presentes no evento.

Nossa expectativa está voltada para a atualização constante das informações, conhecimento de novos destinos e acompanhamento das tendências globais. Já participamos anteriormente e avaliamos como essencial manter essa continuidade, dado o ritmo acelerado de transformação da nossa indústria. Estar atento às mudanças é imprescindível.” – Luiz Strauss, CEO da Promotional Travel.

“Estamos muito felizes em sermos uma das dez agências participantes deste projeto piloto da Abav Nacional. Temos grandes expectativas de gerar negócios e esperamos encontrar nesta feira importantes compradores para os nossos produtos. Participar de uma feira de turismo internacional tem grande relevância para o nosso negócio. Para nós, que estamos no Maranhão e contamos com um destino como os Lençóis Maranhenses, reconhecido internacionalmente, essa participação é extremamente significativa. Enxergamos o mercado internacional como nosso principal cliente e estamos empolgados para dialogar com operadores e agências locais.

Taguatur Turismo

abav fitur

Dayanna Barbosa, Gerente comercial, da Taguar Turismo

Estamos apresentando pela Taguatur Turismo tanto o nosso produto principal, que é o Maranhão, quanto o Pará, onde ampliamos nossa atuação. No Pará, oferecemos destinos como Marajó, Alter do Chão, Santarém e Belém, onde temos uma filial. Esses destinos estão sendo levados como parte do portfólio da Taguar Turismo.

Além disso, continuamos a destacar nosso carro-chefe, que inclui os Lençóis Maranhenses, São Luís e Chapada das Mesas. Nossa expectativa é altíssima, já que, como mencionei, nosso principal público para os Lençóis Maranhenses é o turista estrangeiro. Já participamos da Fitur em outras edições e sabemos que é uma feira de grande relevância, especialmente no mercado europeu e espanhol, o que representa um nicho muito promissor para nós.” – Dayanna Barbosa, Gerente comercial, da Taguatur Turismo.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.