A Abav Nacional promoverá uma Missão Comercial durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de janeiro, no Ifema. O objetivo da ação é fomentar oportunidades de negócios para associados, aprimorar o setor de agenciamento de viagens e fortalecer o turismo brasileiro. Participam do evento as empresas associadas: Brazil Amazon Turismo; Cia do Turismo; Daybrasil Turismo/Taguatur Turismo; Decolando Turismo; Essenciale Viagens; Globaltour Viagens e Turismo; Impacto Ecoturismo; Pampulha Turismo; Promotional Travel; e Time to Travel.
- EXCLUSIVO: Fitur aponta novidades e Brasil como potência turística em ascensão na edição de 2025
- EXCLUSIVO: Primeira missão internacional da Abav na Fitur contará com 10 agências de viagens, conheça
- EXCLUSIVO: Abav Nacional dará início a missão internacional, levando agentes para a Fitur
“Esta é uma iniciativa pioneira da Abav Nacional. Escolhemos a Fitur como um piloto para aprimorar a logística e os critérios de seleção da nossa missão internacional, garantindo que, no futuro, possamos alcançar nossos mais de dois mil associados em todo o Brasil”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Abav Nacional, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.
Missão Abav: Orgulho em participar
A Missão Abav na Fitur ressalta o empenho das agências brasileiras em se posicionar estrategicamente no mercado internacional, evidenciando uma abordagem voltada para o crescimento sustentável e de longo prazo do setor. O M&E entrou em contato com todas as empresas selecionadas para entender suas perspectivas; entretanto, até o fechamento desta matéria, nem todas haviam respondido.
Entre as agências que compartilharam suas expectativas, prevalece um sentimento de otimismo, com foco na diversificação de mercados, no fortalecimento de parcerias e na promoção de destinos nacionais que combinam sustentabilidade, riqueza cultural e atrativos de ecoturismo. Veja abaixo as declarações.
Brazil Amazon Turismo
“Para nós, estar entre as dez agências escolhidas em um edital envolvendo presidentes e parte da diretoria das associações do setor é motivo de muita honra. Essa seleção marca o início de um novo projeto que esperamos que dê muito certo, ampliando ainda mais a participação de associados em todo o Brasil. Ser pioneiros nesse projeto nos deixa muito felizes e honrados.
Desde o início da Brazil Amazon, sempre apostamos em duas estratégias principais. A primeira foi nos associarmos a uma entidade de peso, como a Abav, o que fizemos com apenas dois meses de empresa. A segunda é participar ativamente de feiras de turismo. Como diz o ditado, ‘quem não é visto, não é lembrado’. O networking que construímos nas feiras, muitas vezes, gera resultados a médio e longo prazo, mesmo quando não percebemos de imediato. Claro, em alguns casos conseguimos fechar vendas na hora, mas o valor real está nas conexões que criamos ao longo dos anos.
Já participamos de cinco edições da BTL, em Lisboa, e agora estamos muito animados para fazer nossa estreia na Fitur, na Espanha. Vemos grande potencial no mercado espanhol para atrair turistas para a Amazônia. Além disso, participar de feiras internacionais fortalece a imagem da empresa. O cliente percebe o quanto estamos nos qualificando e buscando novos produtos até fora do país, o que agrega muito valor à nossa marca.
Durante a Fitur, vamos promover a Amazônia e também Belém, que é a nossa sede. Belém sediará a COP30, o maior evento da história da cidade, em novembro deste ano. Vamos aproveitar essa oportunidade para atrair clientes interessados em participar da COP30 e também divulgar nossos roteiros de ecoturismo e natureza. Nosso foco estará na COP30 e na Amazônia, que são as nossas maiores bandeiras.
A expectativa com a Fitur é abrir um novo mercado e criar parcerias estratégicas, especialmente com empresas locais da Espanha. Temos uma relação consolidada com Portugal, participando da BTL devido ao voo direto da TAP e às conexões culturais entre Belém e Portugal. Agora, nosso objetivo é explorar o mercado espanhol e construir novos laços. Estamos confiantes de que essa nova experiência será um marco importante para a Brazil Amazon.” – Alex Flávio, diretor da Brazil Amazon Turismo.
Essenciale Viagens
“É uma honra imensa para a nossa agência ser selecionada entre as dez agências que representam o Brasil em um projeto tão inovador e estratégico que será a Missão Comercial Internacional Fitur da Abav Nacional, mostra o reconhecimento do nosso trabalho ao longo de mais de uma década. É também uma oportunidade única de levarmos a força do turismo brasileiro para o cenário internacional, destacando a diversidade e a riqueza que temos a oferecer. Não posso deixar de enaltecer o momento que nossa Cidade, João Pessoa, está vivendo, apesar de sermos uma agência emissiva, somos só orgulho!
Esta será nossa primeira participação em uma feira fora do Brasil. É um espaço onde podemos nos atualizar sobre as tendências globais, entender as demandas de diferentes públicos e fortalecer parcerias estratégicas para o momento e para novos negócios. Vejo que é sempre um plantar de sementes para render frutos para os nossos negócios.
Como Agência emissiva, a Essenciale Viagens buscará oportunidades de networking e parcerias estratégicas para expandir nosso portfólio de produtos e fornecedores. Além disso, como presidente da Abav Paraíba, tenho como objetivo trazer novas oportunidades de negócios que beneficiem nossos associados de forma ampla e estratégica.
Esta será a nossa estreia, e estou muito entusiasmada. É a realização de um sonho, estar presente em uma feira tão emblemática. Minha expectativa é que eu possa aproveitar todas as oportunidades que a feira vai proporcionar, fazer muito network, ficar atualizada com as novidades do mercado, para que eu possa aplicar isso tanto para o crescimento da agência quanto para trazer mais força ao setor de turismo que representamos. Estou pronta para viver este Evento!” – Marília Patriota, diretora da Essenciale Viagens.
Impacto Turismo
“Nossa participação será fundamental para o início deste projeto, que proporcionará às nossas empresas o fomento comercial. Não apenas eu, mas também todos os colegas que estarão presentes poderão trocar experiências e gerar bons negócios para nossas organizações. O trabalho realizado na FIT será essencial para incentivar a adesão de outros associados a esse projeto em eventos futuros.
Para o meu negócio, essa iniciativa é crucial, já que 70% dos clientes que recebemos no Pantanal e em Bonito são estrangeiros, sendo a maioria proveniente da Europa. Meu objetivo é divulgar e promover o principal produto de ecoturismo que oferecemos: a contemplação da fauna e flora do Pantanal, tanto no norte quanto no sul, por meio de safáris fotográficos, passeios para observação de onças, cavalgadas, observação de aves e outros tours. Além disso, destacamos as águas cristalinas da Serra da Bodoquena e Bonito, com opções variadas de passeios em grutas, cachoeiras e trilhas, em uma região considerada a capital do ecoturismo no Brasil.
Estamos bastante otimistas, pois já participamos de outros eventos e reconhecemos a importância de divulgar destinos brasileiros por meio de uma comunicação eficaz entre vendedores e compradores. No entanto, vale ressaltar que a maioria das empresas de receptivo são de pequeno e médio porte, enfrentando altos custos para participar de feiras internacionais, o que muitas vezes inviabiliza sua presença. Um dos principais objetivos deste projeto é justamente oferecer aos pequenos e médios empresários a oportunidade de fomentar seus negócios.” – Ney Gonçalves, diretor da Impacto Ecoturismo.
Pampulha Turismo
“Está será a primeira vez que estamos participando presencialmente de uma feira Internacional, porém já enviamos materiais através de nossas secretarias de turismo, com resultados positivos. É com muito orgulho que a Pampulha Turismo irá representando o turismo de Minas Gerais junto à missão Fitur da Abav Nacional, isso é o reconhecimento da tradição e da força da nossa empresa que está há 67 anos atuando no mercado receptivo do nosso estado.
A importância de estarmos numa feira Internacional é muito grande, pois o mercado europeu representa muito para o nosso estado, que possui 60% de todo patrimônio histórico nacional, o que interessa muito ao público da Europa no geral. Nós iremos promover nossos principais destinos como o Inhotim, as cidades históricas, Belo Horizonte e a nossa gastronomia, principalmente o queijo que foi eleito no final de 2024 como patrimônio imaterial do mundo pela Unesco. Nossa expectativa é a geração de negócios, não só para nossa empresa, mas para o Estado de Minas Gerais e o Brasil em geral, pois atraindo o turista para Minas, com certeza ele visitará outros destinos no Brasil.” – Peter Mangabeira, diretor da Pampulha Turismo.
Promotional Travel
“Considero esse projeto da Abav Nacional muito relevante e interessante, pois apoia e fomenta a qualificação profissional de suas associadas. É uma oportunidade crucial para atualização sobre tendências, estudo de novos destinos e reencontro com parceiros estratégicos. Como uma empresa que atua em diversos segmentos da indústria do turismo, como TMC, DMC e MICE, estaremos focados em apresentar e promover nossos produtos e destinos aos parceiros presentes no evento.
Nossa expectativa está voltada para a atualização constante das informações, conhecimento de novos destinos e acompanhamento das tendências globais. Já participamos anteriormente e avaliamos como essencial manter essa continuidade, dado o ritmo acelerado de transformação da nossa indústria. Estar atento às mudanças é imprescindível.” – Luiz Strauss, CEO da Promotional Travel.
“Estamos muito felizes em sermos uma das dez agências participantes deste projeto piloto da Abav Nacional. Temos grandes expectativas de gerar negócios e esperamos encontrar nesta feira importantes compradores para os nossos produtos. Participar de uma feira de turismo internacional tem grande relevância para o nosso negócio. Para nós, que estamos no Maranhão e contamos com um destino como os Lençóis Maranhenses, reconhecido internacionalmente, essa participação é extremamente significativa. Enxergamos o mercado internacional como nosso principal cliente e estamos empolgados para dialogar com operadores e agências locais.
Taguatur Turismo
Estamos apresentando pela Taguatur Turismo tanto o nosso produto principal, que é o Maranhão, quanto o Pará, onde ampliamos nossa atuação. No Pará, oferecemos destinos como Marajó, Alter do Chão, Santarém e Belém, onde temos uma filial. Esses destinos estão sendo levados como parte do portfólio da Taguar Turismo.
Além disso, continuamos a destacar nosso carro-chefe, que inclui os Lençóis Maranhenses, São Luís e Chapada das Mesas. Nossa expectativa é altíssima, já que, como mencionei, nosso principal público para os Lençóis Maranhenses é o turista estrangeiro. Já participamos da Fitur em outras edições e sabemos que é uma feira de grande relevância, especialmente no mercado europeu e espanhol, o que representa um nicho muito promissor para nós.” – Dayanna Barbosa, Gerente comercial, da Taguatur Turismo.