Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Curiosidades / Destinos / Turismo em Dados

Nova pesquisa revela perfil do viajante brasileiro no primeiro semestre de 2019

Destinos internacionais como Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami, foram os mais procurados este ano, já os nacionais incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

Destinos internacionais como Santiago, Buenos Aires e Miami, foram os mais procurados este ano, já os nacionais incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador

A Almundo, agência multicanal, realizou um levantamento que destaca o perfil do viajante brasileiro no primeiro semestre de 2019. De acordo com o estudo, o ticket médio total do primeiro semestre 2019 foi de R$ 2,7 mil e os destinos internacionais mais procurados incluem Santiago do Chile, Buenos Aires, Miami, Lisboa e Nova York  Já os nacionais são São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife.

A pesquisa revela ainda que o consumidor digital é predominantemente feminino (60%), compra passagens com 109 dias de antecedência, possui a faixa etária de 25 a 34 anos, com a maioria das compras realizadas por meio do desktop – 59%, enquanto mobile representa 41%.

Em comparativo entre o ano passado e esse ano, o estudo revelou que o ticket médio total no primeiro semestre foi de R$ 2,4 mil, 300 reais a menos do que este ano, e os destinos internacionais de destaques foram Nova York, Lisboa, Miami, Orlando e Santiago do Chile. Já os nacionais incluem São Paulo, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e Recife.

Segundo Barreto, houve um crescimento em relação às vendas para o destino Santiago do Chile de 2018 para 2019. Um dos motivos foi a companhia aérea SKY. Além disso, em 2019, Orlando deixou de aparecer entre os destinos do Top 5, dando lugar a Buenos Aires. “O crescimento de buscas para destinos como Santiago (esse ano em primeiro lugar) e Buenos Aires, acontece não só em função da entrada de low costs, mas também devido à alta do dólar, que faz com que destinos como os dos EUA sejam menos atrativos”, explicou Luciano Barreto, Country Manager da Almundo.

No primeiro semestre de 2018, a antecedência de compra foi de 82 dias. Comparado a este ano, houve um aumento de mais de 25 dias, o que mostra que os brasileiros estão planejando as suas viagens com cada vez mais antecedência. A predominância de compras em viagens em 2018 é exatamente a mesma em 2018 (feminina e com faixa etária de 25 a 34 anos), contudo as compras de passagens aéreas via desktop somavam 68%, enquanto mobile 32%. Em 2019, o desktop ainda é predominante, porém houve aumento significativo no número de acessos via dispositivos móveis, de quase 10%.

Receba nossas newsletters