Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Fotos

Transporte aéreo é tema em palestra promovida pelo Favecc (veja fotos)

.

.

O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc) promoveu na manhã desta quarta-feira (24/02) uma palestra com o consultor Respício do Espírito Santo sobre os desafios e as oportunidades do transporte aéreo no Brasil. Entre os assuntos abordados; o consultor ressaltou a importância do segmento aéreo para a economia do país e também o posicionamento da América Latina no cenário mundial. “Atualmente; cerca de 25% dos negócios de uma empresa depende diretamente da aviação”; declarou.

O consultor ainda apresentou alguns números do setor como; por exemplo; a aviação que cresce em média 15% ao ano; cerca de três vezes mais que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Além disso; São Paulo figura entre as 32 cidade que mais recebem passageiros de voos de longo curso; cerca de 77%. Durante sua apresentação; Santo também fez duras críticas em relação as políticas para aviação; que em seu ponto de vista é falha e se mostra mais reativa do que pró-ativa.

Segundo Santo; o país possui a segunda maior infraestrutura de aeroportos do mundo com mais de 3;5 mil; se contar os aeroportos públicos; privados e helipontos. Desse total; apenas 149 estão em operação e em dezembro de 2009; a Anac fechou cerca de 100 aeroportos que estavam sem condições de uso. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos; que possui uma infraestrutura de mais de 19 mil aeroportos. “As decisões devem ser despolitizadas e deve haver mais concessão de aeroportos para a iniciativa privada”; sugeriu.

Outro ponto bastante discutido durante a palestra foi o grande potencial de crescimento do segmento no país e em contrapartida; questionamentos feitos em relação a infraestrutura aeroportuária. “Temos um enorme potencial; mas será que nossa infra está preparada para esse tanto de demanda? A capacidade das frotas domésticas não param de crescer e a pressão para que a infra acompanhe esse crescimento é muito grande”; questionou Santo. Para o consultor; a administração dos aeroportos deve investir mais em tecnologia e gestão para maior eficiência no atendimento nos terminais do que em ampliação e reformas. Santo acredita que 80% dos problemas seriam resolvidos com essas medidas.

Na avaliação do presidente do Favecc; Francisco Leme; as informações do consultor foram importantes para que melhor se conheça o setor. “Saber sobre o que está acontecendo e as tendências do aéreo é de suma importância; já que nosso maior produto no negócio é o aéreo”; disse.

Finalizando o encontro; Valter Patriani; presidente da CVC e Daniel Sterenberg; vice-presidente do Carlyle Group; fizeram uma breve apresentação para apresentar aos membros do Favecc a parceria entre as empresas. Patriani revelou que a pedido do Favecc um novo departamento está sendo criado para atendimento exclusivo. “As negociações estão avançando”; disse.

Francisco Leme

Receba nossas newsletters