
O turismo de alto padrão segue em expansão e, segundo levantamento do TTWGroup, algumas tendências ganham força para 2025, com destaque para a personalização das experiências e a busca por vivências transformadoras. O estudo, voltado ao mercado de luxo, traz insights estratégicos para operadoras, agências e fornecedores que desejam se antecipar às novas demandas de um público cada vez mais exigente.
O movimento acompanha projeções globais da consultoria Bain & Company, em parceria com a Fondazione Altagamma, que estima crescimento de 9% no mercado de luxo no próximo ano — puxado especialmente pela valorização das experiências sobre os bens materiais.
Veja os principais destaques mapeados pelo TTWGroup:
Viagens multigeracionais
Reunir várias gerações em uma única viagem nunca esteve tão em alta. De membros da Geração Silenciosa (nascidos até 1946) aos recém-nascidos da Geração Beta (em 2025), famílias buscam roteiros com foco em conexão e memória afetiva. A demanda por vilas e residências com serviços de hotelaria de luxo vem crescendo. “Redes como a One & Only Resorts têm se destacado nesse modelo”, afirma Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup.
Desconexão em lugares remotos
Destinos como África, Amazônia, Antártica, Islândia, Patagônia e Atacama ganham espaço pela oferta de experiências imersivas na natureza, com responsabilidade ambiental e sofisticação. “Projetos de lodges de luxo em áreas inóspitas permitem vivências autênticas com comunidades locais e vida selvagem”, comenta Cacau Sagioro, CCO do TTWGroup.
Turismo solo feminino: Wonder Women
Cada vez mais mulheres viajam sozinhas ou em pequenos grupos, em busca de autoconhecimento, cultura e aventura. Dados da Virtuoso apontam que 71% dos viajantes solo são mulheres — sendo 47% delas divorciadas, separadas ou viúvas. É um perfil maduro, independente, que valoriza roteiros ousados e destinos fora do comum.
Bem-estar 360°
O turismo de bem-estar avança com foco em longevidade e saúde integral. Os viajantes buscam tratamentos personalizados para corpo, mente e alma, com experiências que vão além de spas ou menus saudáveis. Segundo o Global Wellness Institute, o setor deve movimentar US$ 1,4 trilhão até 2027.
Viagens libertadoras e transformadoras
Roteiros que tiram o viajante da zona de conforto estão em alta: veleiros privativos, trilhas desafiadoras e eventos como o Burning Man são exemplos de experiências marcantes, com foco em liberdade e conexão com o presente.
Turismo esportivo como tendência
Eventos como a Maratona de Nova York, Roland Garros, Miami Open e campeonatos de beach tennis ganham espaço entre viajantes de luxo. Além da tradicional Fórmula 1, cresce a demanda por produtos personalizados para quem deseja viver o esporte com exclusividade e conforto.