Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Turismo da China realiza primeiro evento no Brasil: “queremos 500 mil turistas”

Alisson Braga e Zhang Xilong celebraram a cooperação entre os dois países no primeiro evento do Turismo China no Brasil

Alisson Braga, da Embratur, e Zhang Xilong, do Ministério da Cultura e Turismo da China celebraram a cooperação entre os dois países no primeiro evento do Turismo chinês no Brasil

SÃO PAULO –  Um evento marcado por choques culturais, grandes apresentações e por mostrar destinos exóticos e milenares. Este foi o cenário do primeiro evento promovido pelo turismo da China para o mercado brasileiro, denominado “Noite do Turismo da China”, realizado nessa sexta-feira (19), no Sheraton WTC. Mais do que promover o país asiático para agentes e operadores brasileiros, a ação significou um pacto de cooperação com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas entre os dois países.

Atualmente o turismo entre Brasil e China movimenta mais de 140 mil pessoas por ano. Deste total cerca de 60 mil chineses visitam o Brasil e 80 mil brasileiros a China, o que nos coloca como o principal emissor da América Latina. Para o país asiático, a presença inédita aqui visa alavancar estes números.

“Há uma nova era vindo nas relações entre a China e o Brasil no Turismo. Acredito que após este evento haverá mais comunicação e atividades. Em um futuro próximo queremos alcançar mais de 500 mil turistas viajando entre os dois países e isso será bom não só para o turismo, mas para a sociedade, economia, cultura e para outras áreas, tanto para o Brasil, quanto para a China”, explica Zhang Xilong, vice-diretor do Departamento de Intercâmbio Internacional e Cooperação do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China, que ainda reforçou a intenção de realizar um evento por ano a partir de agora.

Zhang Xilong, vice-diretor geral do departamento de Intercâmbio Internacional e Cooperação

Zhang Xilong, vice-diretor geral do departamento de Intercâmbio Internacional e Cooperação

A Embratur também marcou presença no evento e falou sobre os esforços para estreitar a relação entre os mercados e impulsionar o fluxo de chineses no Brasil. “Chegou o momento de estreitar nossos laços no Turismo para que os chineses possam vir para o Brasil e desfrutar da nossa natureza, belezas e cultura. Pensando nisso, a Embratur elevou a China à condição de mercado prioritário. Já realizamos diversas ações como a ampliação da validade do visto para cinco anos, com direito a múltiplas entradas e facilitamos a emissão e agora ele é processado em até 72 horas”, salientou em seu discurso Alisson Braga, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur.

Alisson também destacou a participação do Brasil nas feiras chinesas, como a ITB, e também o roadshow que passou por diversas localidades na China, onde foram realizadas rodadas de negócios com mais de 600 profissionais chineses.

NOITE DO TURISMO DA CHINA

Dança do leque da primavera foi um dos destaques da noite.

Dança do leque da primavera foi um dos destaques da noite.

Organizado pelo escritório do Turismo da China em Nova York, o evento contou com a presença de 15 destinos chineses, representados por uma delegação de 32 profissionais, entre hoteleiros e representantes dos destinos, que vieram diretamente da China para o evento.

Durante a noite, agentes e operadores brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as cidades turísticas próximas ao Rio Yangtzé, região que abriga atrativos conhecidos do público ocidental como Tibete, Monte Everest, a famosa Hidrelétrica de Três Gargantas e a cosmopolita e moderna Xangai, segunda maior cidade da China e considerada a locomotiva comercial do país.

Os presentes tiveram a oportunidade de participar de um workshop com os representantes dos destinos e assistir a uma apresentação sobre todos os atrativos dos destinos presentes e também um pouco sobre os 53 patrimônios mundiais existentes no país. No painel foi destacada as melhorias realizadas para receber melhor turistas estrangeiros, como o aperfeiçoamento da emissão de vistos, da rede de transportes e conectividade, com o trem-bala, e melhores informações para oferecer uma melhor experiência ao turista.

Magda Nassar, presidente da Braztoa

Magda Nassar, presidente da Braztoa

O evento também contou com a presença da presidente da Braztoa e vice-presidente da Abav, Magda Nassar, que ressaltou o desempenho das operadoras brasileiras, com a comercialização de 12,7 bilhões em produtos turísticos no ano de 2017 e reforçou a importância de fortalecer o fluxo entre os países para alavancar os números de turistas estrangeiros no Brasil. “O Brasil recebe 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Para se ter uma ideia a França recebe 80 milhões. Nós precisamos alavancar nossos números, e precisamos de turistas chineses para conseguir isso”, afirmou Magda.

Além dos discursos, a Noite do Turismo da China ainda contou com apresentações que mostraram um pouco da cultura dos dois países. Por parte da China o destaque ficou por conta da dança do leque da primavera e de uma apresentação musical do trio feminino Meninas de Buda. Já por parte do Brasil, uma acrobática apresentação de capoeira e os acordes da Bossa Nova animaram a noite, que ainda contou com sorteio de prêmios aos agentes de viagens e profissionais de turismo presentes.

Receba nossas newsletters