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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Viagens corporativas crescem 38,7% e movimentam R$ 5,7 bilhões em julho

Na comparação julho de 2022 / julho de 2021, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 26,5%

A variação de julho (+38,7%) é menor que a de junho, quando o faturamento foi 102,4% superior ao registrado em 2019 (Divulgação)

As viagens corporativas no Brasil atingiram R$ 5,7 bilhões em julho de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, uma alta de 38,7%. O faturamento está próximo ao apontado em julho de 2019, mantendo-se apenas 2,6% abaixo do registrado, de acordo com o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev).

A variação de julho (+38,7%) é menor que a de junho, quando o faturamento foi 102,4% superior ao registrado em 2019, o que não significa que o setor esteja desacelerando. Isso acontece por um efeito estatístico. Com o passar dos meses, o comparativo passa a ser realizado com períodos mais “normais”, ou seja, menos “debilitados” pela pandemia, e isso faz com que as variações tendem a ficar mais modestas.

“Com base nessa análise, mesmo com preços mais elevados, o setor de viagens corporativas se mantém em crescimento em relação ao ano passado e as empresas continuam investindo em eventos e encontros presenciais. Como Alagev, acreditamos que unindo fornecedores e clientes podemos coconstruir ações que colaborem com o desenvolvimento do nosso mercado, gerando ainda mais resultados de sucesso”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev.

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Dados divulgados pela Alagev (Divulgação)

O estudo indica que julho tradicionalmente é um mês menos ativo para as viagens corporativas por conta do recesso escolar, da mesma forma como acontece em dezembro e janeiro, por conta das férias. Além disso, os preços de passagens aéreas e hospedagem se elevam, fazendo com que se torne menos atrativa a realização de eventos.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o turismo de negócios segue como um segmento muito relevante para as capitais brasileiras e cidades com grande apelo comercial. “Embora haja um movimento internacional de redução das viagens, como anunciado recentemente por grandes empresas de tecnologia, as dimensões continentais do Brasil farão com que, por aqui, ainda sejam bastante presentes no orçamento das empresas”, destaca.

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