Um famtour com agentes de viagens da operadora CVC, entre os dias 3 e 7 de dezembro, foi promovido para vivenciarem experiências incríveis no destino e fortalecerem laços comerciais com o trade: hotelaria, receptivos, restaurantes e equipamentos. O movimento Voe Ilhéus promovido pela Secretaria de Turismo e pelo Sebrae deu mais esse passo para impactar a indústria turística local com ações significativas de fortalecimento do setor.
Entre as ações realizadas, uma rodada de negócios e mega workshop voltado à capacitação técnica e gestão em turismo. O objetivo foi desenvolver estratégias, explorar oportunidades e estimular negócios para acelerar o turismo local. Profissionais renomados, expoentes do turismo no Estado, abordaram temas relevantes para o posicionamento no mercado turístico, através de palestras e capacitações. O intuito foi agregar mais expertise ao destino de Ilhéus, com a visão de um turismo perene e resultados a curto, médio e longo prazo.
Capacitações e aprimoramento – O gerente comercial do grupo Vitória Régia, André Soledade, destacou tendências em hospedagens e projeção da hotelaria junto aos agentes de viagens. Já o gerente de produtos da CVC Corp Bahia, Aroldo Simões, trouxe a palestra ‘A atuação da operadora na comercialização do destino Ilhéus’.
Da empresa Vem Eventos, Victor Baião, mostrou como o segmento de festas pode impactar o turismo, sendo um atrativo além do Sol e Mar em períodos fora da alta temporada. A gestão em bar e restaurante foi abordada por Bárbara Alves, do grupo Galo Praia, Bar e Buffet, apontando como a rota gastronômica pode potencializar os atrativos da cidade.
Uma das capacitações mais esperadas trouxe o case Porto Seguro. O secretário adjunto de Turismo em Porto Seguro, Guto Jones, apresentou estratégias de gestão para o posicionamento turístico no mercado nacional e Mercosul. Ele mostrou o modelo de trabalho que uniu gestão pública e iniciativa privada, alavancando a retomada do turismo pós-pandemia, levando o destino para as principais feiras, estabelecendo parcerias com operadoras, ampliando a malha aérea e investindo em novas segmentações turísticas como esportiva, religiosa, rural e gastronômica.
“Reunindo profissionais locais, empreendedores e interessados no setor, o ‘Voe Ilhéus’ trouxe uma visão atualizada de inovação e sustentabilidade, proporcionando a troca de experiências e integração no setor”, destaca o superintendente de Turismo, Vinícius Briglia.
“Reforçamos o compromisso da Prefeitura e parceiros em impulsionar o desenvolvimento do turismo na cidade, promovendo capacitação e troca de conhecimento. Eventos como este contribuem para fortalecer a identidade de Ilhéus como um destino turístico diversificado e atrativo, com grande riqueza histórica e ambiental”, frisou o prefeito Mário Alexandre.